Ônibus movido à hidrogênio é destaque em seminário de Maricá
O ônibus híbrido movido à hidrogênio, desenvolvido em uma parceria entre a Prefeitura de Maricá e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi o ponto alto do seminário “Hidrogênio Natural de Maricá”, que aconteceu na última quarta-feira (7). O evento debateu a experiência municipal no desenvolvimento de uma cadeia utilizando os recursos encontrados em solo maricaense.
O seminário foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Além de debater a descarbonização da frota da Empresa Pública de Transportes (EPT), garantindo transporte sustentável, gratuito e de qualidade para os moradores, os participantes também ressaltaram a transformação do município em um Polo de Hidrogênio Natural, atraindo indústrias e novos negócios.
“Maricá vem construindo, desde 2017, uma política de Hidrogênio, e decidiu fazer com os recursos dos royalties de petróleo, uma matriz energética poluente, investimentos capazes de construir um ciclo de desenvolvimento alicerçado em práticas ambientais sustentáveis, limpas, como o hidrogênio. Queremos transformar Maricá no principal polo de pesquisas sobre o hidrogênio. Esperamos que a cidade, o estado e o país passem por um novo ciclo de industrialização a partir dessa nova matriz energética limpa”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico Igor Sardinha.
Representando o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar), Felipe Peixoto, parabenizou a iniciativa da cidade ao provocar a discussão do tema.
"A cidade tem dado exemplo na aplicação dos recursos dos royalties de petróleo visando o futuro. Sempre que recebemos, na Seenemar, alguma comitiva de empresas estrangeiras, a pergunta é sobre o que estamos fazendo para o desenvolvimento de uma política de hidrogênio e temos o prazer de mostrar as iniciativas do município maricaense. O Governo do Estado acompanha e apoia o desenvolvimento dessa cadeia produtiva, com a preparação da mão de obra que será demandada a partir da geração de empregos por essa indústria. Espero que todos saiam desse seminário impressionados por tudo o que Maricá está fazendo", afirmou Felipe.
A expectativa é a de que os primeiros protótipos do ônibus comecem a ser testados nos próximos dias - inicialmente sem passageiros e, em seguida, sendo incorporados nas linhas operadas pela EPT. O investimento total é de R$ 11,5 milhões e os veículos estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ. Vale lembrar que Maricá dispõe, atualmente, de uma frota com 135 ônibus que circulam diariamente nas 42 linhas operadas nos quatro distritos.
Além dos dois veículos com o hidrogênio como combustível (Elétrico e Hidrogênio / Etanol e Hidrogênio), há ainda um terceiro modelo sendo desenvolvido (Etanol e Elétrico). Após período de testes, Maricá vai escolher o modelo de ônibus a ser adotado no processo de descarbonização da frota municipal.
“Maricá, hoje, é uma referência para o país com o transporte tarifa zero. A EPT, nessa parceria com a Coppe/UFRJ, o ICTIM e a Secretaria de Desenvolvimento, quer que os nossos 135 ônibus da frota sejam descarbonizados. Além de executar um sistema de transporte cada dia mais eficiente para o nosso usuário, queremos que esse sistema seja carbono zero. Ao longo dos anos, vamos adquirir os ônibus para que toda a nossa frota seja livre da emissão de carbono para levar o melhor serviço para os nossos usuários”, ressaltou o presidente da EPT, Celso Haddad.
A iniciativa inédita em gestão pública no país permitirá ao município receber royalties pela propriedade da patente tecnológica. O ônibus híbrido não polui o ambiente e tem maior aproveitamento de energia produzida em comparação aos usuais veículos que fazem combustão interna e usam apenas 15% do potencial energético do combustível.
*Com informações OSG
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