Por Dentro da Música: encanto, magia, show, teatro e poesia.
- Jornal Daki
- 9 de set. de 2015
- 2 min de leitura

A crônica foi ao Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico, para o encerramento da primeira temporada do tão comentado espetáculo “Por Dentro da Música”, com patrocínio dos Correios (Lei Rouanet).
Ao adentrar o espaço cênico, cujo nome inspira, reparou a casa cheia. Mais tarde fica sabendo que desde a estreia, ainda no começo do primeiro semestre, o grande público ali fez-se presente.
Maria Ceiça (no ar em “Os Dez Mandamentos”) e Ilka Villardo emocionam com suas belíssimas vozes, solos, duetos, deboches, recitais, capelas. A crônica, sem pestanejar, iniciou seu esboço ainda na poltrona, contando com a ajuda da belíssima luz de Francisco Rocha, que ora iluminava as palavras.
“Por Dentro da Música” tem como trilha Dorival Caymmi, Cazuza, Chico Buarque, Tom e Vinícius, Gil e Caetano, Dolores Duran, Miles Davis entre outras pérolas, sob as batutas renomadas de Osmar Milito (piano), Pacoal Meirelles (bateria) e Alex Rocha (baixo). Misto de poesia, show e teatro narra com propriedade algumas histórias de compositores nacionais e internacionais, prendendo o espectador do início ao fim, a cantar junto, aplaudir em cena.
As brigas de Herivelton Martins e Dalva de Oliveira não podiam ficar de fora, pois com o fim do casamento nasceram ótimas canções. Herivelton mandava de lá e Dalva rebatia de cá. E, sem contar, a canção que Dalva rasgou na cara de Vinícius. Certamente o poetinha deve ter ficado muito...
A reposição dos cenários dá um tom a mais na estética, remetendo a um cabaré moderno. O estúdio (No Ar) para as canções e projeções cinematográficas da Era de Ouro da Rádio. A troca de figurinos das atrizes-cantoras, em cena, performances sutis e coloridas, acrescenta valor feminino. Exemplo a de Rita Lee – nem toda brasileira é bunda. Quem sabe fazer – dirigir, verbo correto - não cai no abismo do apelativo, como vemos em algumas peças ou na TV.
Os amantes da ribalta só ganham com espetáculos dessa magnitude, onde entretenimento, informação e profissionalismo se completam.
No final, o rosto da diretora Nívia Hellen Roman era só felicidade, com o elenco, a produção, a crônica e amigos de fé num restaurante do Baixo Gávea.
- Aplausos! Com vinhos, chopes e petiscos.
O segundo semestre já chegou. E, quem ainda não assistiu, não deixe de se informar onde “Por Dentro da Música” estará em cartaz.
André Santana é poeta, ator e produtor artístico.
Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.