Amigos que “entram no jogo” - por Rofa Araújo
O Brasil sempre para em período de Copa do Mundo do Catar, embora a nossa seleção às vezes deixe muito a desejar com sua atuação. Fiquei pensando sobre a importância de uma amizade e, percebi, o quanto um amigo tem muito a ver com o futebol, como disse um e-mail que recebi muito interessante sobre esse tema que adaptei para esta crônica.
Todos desejam que a vida seja como uma partida; deste que é o esporte mais popular do Brasil, com craques bem conhecidos como Pelé, Garrincha, Ronadinho, Kaká, Neymar, dentre outros. E como precisamos driblar todas as tristezas e matar no peito todas as angústias para ter uma vida mais alegre no dia a dia.
Precisamos mostrar cartão amarelo para a mentira e a falsidade e mostrar cartão vermelho, com coragem, para os nossos medos. Que possamos mandar para a lateral pessoas que são falsas. E se alguém sofrer uma derrota, que esta sirva de lição, sem deixar revolta. Que possamos chutar para escanteio as más amizades e não cometer nenhuma falta com os adversários ou amigos.
É mais que necessário fazer belíssimos gols, conquistar e comemorar verdadeiras e leais amizades. E quem “joga bem”, pode realizar-se e ser um(a) verdadeiro(a) campe(ã)o na vida!
Mas, torna-se fundamental fazer lindas jogadas de paz e amor e comemorar muito. Os verdadeiros e leais amigos, com certeza, estarão na arquibancada, aplaudindo muito!
Certamente que eu e você estamos na plateia da vida, torcendo para que nossos amigos e amigas façam belíssimos gols e vençam sempre em sua vida! E, é claro, esperando dos que dispõem de nossa amizade também ajam desta forma.
No entanto, nada disso terá valor se não pedirmos orientações para o Deus Todo Poderoso, que é nosso técnico para o jogo da vida, sempre ao nosso lado, juntamente com seu auxiliar, o Espírito Santo dele que habita em nós para que saiamos as “melhores táticas” desta partida terrena antes que ela termine.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Rofa Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), mestre em Estudos Literários (UERJ), professor, palestrante, filósofo e teólogo.