top of page

Após recorde de temperatura, Rio tem mais um dia com previsão de 40°C

Pancadas isoladas de chuva estão previstas para o período da noite


Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Os termômetros no Rio, nesta sexta (17), devem chegar, mais uma vez, nos 40ºC após o recorde de calor do ano. A previsão é de céu parcialmente nublado com pancadas isoladas de chuva durante a noite. Segundo o Alerta Rio, existe a possibilidade de um novo recorde de temperatura. O Centro de Operações Rio registrou, até o momento, a sensação térmica de 47,1°C, às 8h, na estação Jardim Botânico. 


Nesta quinta (16), a máxima registrada foi de 42,6°C às 12h55min. O recorde anterior era de 42,5ºC, no último domingo (12), às 13h50, em Irajá, na Zona Norte do Rio. Na última terça-feira (14), a sensação térmica no Rio atingiu 58°C, a maior desde que a medição começou a ser feita, em 2009. As altas temperaturas são influenciadas pela onda de calor que atinge o país.


De acordo com o Alerta Rio, a umidade relativa do ar pode apresentar valores entre 21% e 30%. Os números caraterizam estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Manter os ambientes arejados, ingerir bastante água e evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h são algumas recomendações para amenizar os efeitos da baixa umidade do ar.



Previsão para os próximos dias


Entre o sábado (18) e o domingo (19), áreas de instabilidade, associadas a passagem de uma frente fria, influenciarão o tempo no Rio, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir da tarde de sábado (18). Os ventos estarão moderados, podendo haver rajadas fortes. A temperatura máxima prevista é de 40°C e 22°C.


Na segunda (20), a entrada de ventos úmidos manterá a previsão de chuva fraca a moderada a qualquer hora do dia. As temperaturas vão diminuir, com máxima de 27°C e mínima de 16°C.


Já na terça (21), as temperaturas voltam a subir e o tempo ficará estável, com céu nublado a parcialmente nublado e sem previsão de chuva.


*Com informações O Dia


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso canal do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA