top of page

Artesãos recebem carteira nacional da profissão em São Gonçalo

Cerca de 60 trabalhadores receberam o documento

Prefeito participou da cerimônia/Foto: Renan Otto
Prefeito participou da cerimônia/Foto: Renan Otto

Em cerimônia realizada no Teatro Municipal Gonçalese nesta quarta (18), cerca de 60 trabalhadores cadastrados no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), do governo federal, receberam a Carteira Nacional do Artesão. No total, 150 artesãos gonçalenses estão cadastrados no programa, que tem como parceiros Prefeitura e governo do estado.



O documento traz benefícios aos trabalhadores, que terão a profissão formalmente reconhecida, poderão participar de feiras no Estado do Rio, capacitação em cursos promovidos pelo Sebrae, microcrédito de R$300 a R$ 21 mil pela Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro (Agerio) e também fomento por parte do Estado para comercialização dos seus produtos em pontos turísticos.


Os profissionais cadastrados e com a carteira também receberam um desconto especial para comprar materiais a preço de atacado nas Lojas Caçula, com descontos que podem chegar a 40%.


O prefeito Nelson Ruas (PL), que entregou pessoalmente os documentos nas mãos dos trabalhadores, falou da parceria com o Estado para a valorização dos artesãos do município e também da retomada da distribuição das carteiras, que ficou parada por mais de um ano por conta da pandemia do coronavírus.

É um momento de extrema importância com esse trabalho que o Estado vem fazendo, credenciando trabalhadores que agora terão reconhecimento nacional com essa carteira. Essa é a função do poder público. Vamos reativar o que ficou estacionado por conta do período de pandemia”, disse o prefeito.


Carteira

Para obter Carteira Nacional do Artesão, os profissionais devem estar enquadrados na Portaria Nº 1.007-SEI, de 11 de junho de 2018, ler atentamente a Base Conceitual do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério da Economia.

Mais informações sobre o cadastro podem ser acessadas através do site do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, pelo endereço:



POLÍTICA

KOTIDIANO