Calor extremo: mais de 5 mil pessoas já procuraram atendimento no Rio por este motivo em 2025
Cidade registrou recorde de temperatura no último domingo

Desde o início de 2025, o calor intenso no Rio de Janeiro levou mais de 5 mil pessoas a buscarem atendimento médico em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-RJ). Esse número inclui pessoas que procuraram redes de urgência e emergência, como Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Coordenações de Emergência Regional (CER) e hospitais.
Em janeiro, estima-se que 3 mil pessoas foram atendidas por complicações devido ao calor, e nos primeiros 18 dias de fevereiro, aproximadamente 2,4 mil pessoas procuraram atendimento emergencial. A SMS-RJ destacou um aumento nos atendimentos relacionados a desidratação e descompensação de doenças crônicas, principalmente entre idosos e crianças, que são mais vulneráveis.
Devido à persistência das altas temperaturas, a Prefeitura do Rio anunciou medidas de orientação para a população, após registrar recordes de temperatura. Em entrevista, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, informou que um cruzamento de dados dos últimos 12 anos mostrou um aumento na descompensação de doenças crônicas e na mortalidade de idosos durante os dias mais quentes.
Soranz afirmou que os dias mais quentes são os que apresentam maior mortalidade por diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca e renal. Em 2024, a Prefeitura lançou o "Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo", que detalha os impactos das ondas de calor na saúde humana e ações de contingência para diferentes níveis de calor, de Calor 1 a Calor 5. O COR-Rio monitora os níveis de calor desde junho, variando conforme a temperatura e a umidade.
Em 2025, dos primeiros 45 dias, a cidade esteve 27 deles fora do Calor 1. O anúncio de que o município alcançou o nível Calor 4, caracterizado por temperaturas de 40°C a 44°C por três dias consecutivos, foi feito no dia 17 de fevereiro.
A SMS-RJ alertou que a mortalidade por doenças crônicas aumenta nos dias de calor extremo, assim como casos de desidratação e queimaduras.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.