Carla Zambelli pede licença da Câmara por 120 dias
- Jornal Daki
- 5 de jun.
- 2 min de leitura
Deputada está condenada a 10 anos de prisão por invasão aos sistema do CNJ e está fora do Brasil. STF pediu prisão preventiva dela

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pediu licença da Câmara dos Deputados por 120 dias. A informação foi confirmada pela assessoria da parlamentar. O motivo seria “interesse pessoal”. Às 18h58 desta quinta-feira (5/6), a Câmara dos Deputados oficializou a licença da parlamentar.
Zambelli saiu do Brasil depois de ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) — ela é alvo de um mandado de prisão preventiva e entrou na lista da Interpol.
De acordo com o documento publicado no “Diário Oficial da Câmara”, a deputada entrou em “licença médica” em 29 de maio por sete dias. A partir desta quinta (5/6), passou a contar a licença do mandato por “interesse pessoal”. Com isso, a parlamentar ficará 127 dias afastada e o suplente Coronel Tadeu (PL-SP) assume.
O regimento interno da Câmara determina que um suplente só pode assumir a vaga de um deputado de licença se ela ultrapassar 120 dias.
Mais cedo, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que esperava um “parecer jurídico” da Casa para poder fazer uma manifestação sobre o caso da deputada. A expectativa é de que ele se posicione sobre o caso na noite desta quinta-feira (5/6).
“A equipe técnica do jurídico da Câmara está se reunindo para ver quais são as próximas etapas que nós deveremos cumprir da decisão dada pelo Supremo. E eu quero, até o fim do dia de hoje, trazer qual será a nossa manifestação acerca do assunto”, declarou o presidente da Câmara a tarde.
Desde terça-feira (5/6), quando Zambelli anunciou que havia deixado o Brasil, Motta optou por não se manifestar sobre o caso. Nesta quinta, o presidente da Câmara justificou o silêncio como uma forma de decidir “com muita responsabilidade”, já que na avaliação do parlamentar “não existem precedentes” no caso da deputada.
*Com informações Metrópoles
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Comments