top of page

Celebração de São Jorge vai movimentar 1 milhão de pessoas em SG, Niterói e Rio

Domingo é Dia de São Jorge: o santo padroeiro de milhares de brasileiros!

Igreja de São Jorge - Praça da República/Foto: Agência Brasil
Igreja de São Jorge - Praça da República/Foto: Agência Brasil

A Tribuna - Diversas igrejas acendem suas velas para celebrar o grande guerreiro, extremamente conhecido e cultuado. Na cidade de Niterói e na capital, as celebrações já começaram.


A expectativa é que mais de 1 milhão de pessoas participem dos festejos, na Região Metropolitana. Em Niterói, na Paróquia de São Jorge, a visitação poderá ser feita nesta sexta- feira (21) e sábado (22), das 8h às 20h. Em todos esses dias, às 19h, acontecerá o Triduo a São Jorge. O triduo é o período dos três primeiros dias consecutivos antecedidos pela celebração.


No domingo, a programação inicia às seis horas da manhã com a alvorada; as 6:30 se inicia a Missa Campal, que segue até 12h, seguida pelo Terço Mariano que vai até às 14h30: logo após começa a reza do Terço da Misericórdia, com duração de 30 minutos.


Às 15h haverá nova Missa Campal, que terminará às 17 horas. O final da programação será com a tradicional Procissão, que percorre as principais ruas do Centro de Niterói.


A expectativa da igreja é receber entre mil e duas mil pessoas no último dia. A igreja de São Jorge fica localizada na Rua Alcides Figueiredo, 16.



Para a festa, a Rua Marechal Deodoro começa a ser interditada às 9h de sábado, para a instalação do palco. A estrutura também conta com barracas de comidas e bazar com materiais católicos.


A festa, que é organizada pela Arquidiocese de Niterói, terá apoio da Guarda Municipal e o suporte do posto médico adaptado.


Já a Catedral São João Batista, nos dias de triduo, vai ficar aberta das 8 às 12h. No sábado, às 17 horas, será feita a Santa Missa voltada para crianças. No domingo, a programação inicia às 10 horas, no 12º BPM, localizado na Avenida Jansen de Melo, centro de Niterói, que tem a Capela de São Jorge. No batalhão o evento contará com a presença de autoridades civis e militares e será aberto ao pública. Logo após, a imagem vai circular pelo 4° CPA, na Avenida Feliciano Sodré.


A Unidos do Viradouro vai promover, também neste domingo, a partir das 14h, a tradicional Feijoada em homenagem ao Santo Guerreiro, em sua sede no Barreto, Niterói. A quadra da Viradouro fica na Av. do Contorno, 16. A entrada é gratuita. O prato de feijoada, servido das 14h30 às T/h, custa R$ 25.


RIO

A Igreja Matriz São Jorge, que fica em Quintino, na Zona Norte do Rio, prepara mais uma comemoração em homenagem ao Santo Guerreiro. Até clomingo, a programação pretende atrair cerca de 1,5 milhão de devotos.


No último dia, está previsto, às 3h30, um show de luzes na igreja. Depois das 4h, acontece a queima de fogos. Durante todo o dia serão celebradas missas, de hora em hora. A Missa Solene acontece às 10h30 com a presença do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta. A tradicional procissão de São Jorge está marcada para as 17h do dia 23.


Uma exposição reunirá uma série de obras em homenagem ao santo guerreiro que podem ser visitadas no Rio de Janeiro.


Como novidade, a edição traz a parceria entre a Caza Arte Contemporânea Raimundo Rodriguez e a Pano Sticker, que propõe uma instalação única, ande serão apresentadas fotografias, ilustrações, pinturas e outras homenagens ao santo em formato de bandeiras.


A exposição poderá ser visitada nos dias 19 e 26 de abril, e 03 de maio, no TRIPLEX, Rua do Rosário 74 - Centro do Rio de Janeiro, das 13h às 18h. Simultaneamente, haverá uma parede dedicada à mostra na Loja Mão Brasileira, (no interior do Centro Cultural Banco do Brasil), R. Primeiro de Março, 66, Centro - Rio de Janeiro.


SÃO GONÇALO

Em São Gonçalo, a Tenda Espírita São Lázaro irá realizar um evento, com entrada gratuita neste sábado. A instituição está preparando uma grande 'gira" em homenagem ao Santo Guerreiro, que na Umbanda e no Candomblé é chamado de Ogum, orixá que representa a força nas lutas.


A festa também marca o aniversário da Tenda, que completa 29 anos no bairro Pita, em São Gonçalo. O local fica na Rua Dr. Pio Borges, 2181, casa 2.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA