top of page

Corpus Christi: Matriz cadastra voluntários para confecção de tapetes em São Gonçalo

Evento é um dos mais tradicionais da cidade

Milhares de pessoas prestigiam os tapetes/Foto: Divulgação
Milhares de pessoas prestigiam os tapetes/Foto: Divulgação


A Igreja Matriz de São Gonçalo abre suas portas para celebrar o Corpus Christi em grande estilo! Este ano, a festividade acontece no dia 30 de maio e promete ser um momento memorável de fé, união e colaboração.


Para tornar tudo ainda mais especial, a igreja convida você a se juntar ao time de voluntários que ajudará na confecção do tradicional "Tapete de Corpus Christi", uma verdadeira obra de arte que enfeita as ruas da cidade.


Diversas oportunidades para você fazer a diferença:


  • Seja um agente da organização: Monte e distribua kits com corantes e luvas para as paróquias, organize a logística e auxilie na coleta dos coletes ao final do evento.

  • Garanta a recepção calorosa: Receba os caminhões da prefeitura, cuide do espaço do pátio, controle a entrada e saída dos portões e acompanhe a montagem da estrutura.

  • Deixe sua marca nos tapetes: Risque e marque os tapetes com gesso na avenida, leve o molde e organize a distribuição do sal nos locais indicados.

  • Contribua para a infraestrutura: Ajude na arrumação das cadeiras e gradil em frente ao palco, desça com o material do pátio da igreja até o palco, organize-o de acordo com o projeto, apoie a distribuição do sal se necessário, disponha as banquetas e gradis para a área dos MESCs e auxilie na desmobilização do palco ao final da celebração.

  • Oriente e inspire: Acompanhe, fiscalize e oriente durante a confecção dos tapetes, tire dúvidas do público sobre a programação, garanta o uso correto dos materiais e atenda a qualquer eventualidade.

  • Garanta a segurança: Isole as procissões e o trio elétrico com o povo, garantindo a segurança e o bom andamento do percurso durante a Santa Missa e procissão.

  • Apoie a Cruz Vermelha: Auxilie a equipe da Cruz Vermelha e os socorristas a chegarem nos locais de atendimento, abrindo passagem e espaço para uma ação ágil. Participe de uma capacitação em dia a ser definido.


Inscrições abertas até 06 de maio:


  • Acesse o link AQUI.

  • Apenas uma função por equipe estará disponível para escolha.

  • É necessário ser maior de idade para se inscrever.

Confecção dos tapetes: Uma tradição aberta a todos!


Para quem deseja participar da confecção dos tapetes, não é necessário se inscrever ou ser maior de idade. Mais de seis mil voluntários de todas as paróquias do município, colégios e instituições se organizam, captam os voluntários e preparam os tapetes ao longo da via.


"Este ano, queremos cadastrar 500 voluntários para nos ajudar a celebrar o Corpus Christi com ainda mais beleza e fé. Junte-se a nós e faça parte dessa tradição tão importante para nossa cidade!"l, disse padre André, pároco da Matriz.


Corpus Christi em São Gonçalo: Um mergulho na fé e na tradição


Desde o século XIII, Corpus Christi marca o calendário da Igreja Católica, originando-se na Bélgica e exaltando um dos pilares do catolicismo: a Eucaristia. A data, envolta em simbolismos, reúne famílias para a confecção de tapetes de sal, missa e procissão, reforçando a fé e a união da comunidade.


A celebração ocorre 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira, simbolizando a Última Ceia de Jesus. Essa data também está interligada ao Domingo da Santíssima Trindade, tornando-se um marco importante para o estabelecimento do Corpus Christi.


Programação para todos os gostos:

A festa começa na segunda-feira, dia 27 de maio, com um Concerto Sacro da Orquestra Filarmônica Metropolitana na Paróquia São Gonçalo, às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos digitais serão disponibilizados em breve.


No dia 30 de maio, a partir das 7h, os tapetes começam a ser confeccionados. Serão utilizados 200 sacos de serragem de 100 litros, tubos de xadrez e 52 toneladas de sal para dar vida aos 238 tapetes, considerados Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município.


Os temas dos tapetes este ano são:

  • Eucaristia - alimento da vida de oração

  • Ano da Oração (preparando para o Ano Jubilar)

  • Sínodo, inspirado na Campanha da Fraternidade (paz, reconciliação, encontro e ecologia)

  • Desenhos tradicionais dos padroeiros das paróquias


Enquanto os tapetes ganham forma, o Santíssimo estará exposto para adoração na Paróquia São Gonçalo a partir das 7h, com louvor no palco das 8h às 10h30.


À tarde, a concentração acontece na rua em frente à Paróquia São Gonçalo de Amarante, às 14h, para um Louvor e Terço da Divina Misericórdia. Em seguida, às 16h, a Santa Missa será presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Geraldo de Paula. A Paróquia São Gonçalo fica na Alameda Pio XII, nº 86, no Centro.


Após a Santa Missa, os fiéis percorrerão cerca de 2 km em procissão até o SESI, onde haverá a bênção. Uma oportunidade única para caminhar com Jesus no Santíssimo Sacramento.


Recomendações para uma participação segura:

  • Alimente-se e hidrate-se bem.

  • Use roupas leves e confortáveis.

  • Leve seus medicamentos caso necessário.

  • Proteja-se do sol com chapéu e protetor solar.


Exposição Fotográfica:

Uma exposição inédita de fotos do Corpus Christi estará aberta ao público no Hall do Teatro Municipal de São Gonçalo de 15 a 30 de maio. As imagens foram capturadas pelos fotógrafos oficiais do evento, mas a população também pode participar!


Concurso de Fotografia:

Envie suas fotos de Corpus Christi para o e-mail concursofotocorpuschristi@gmail.com entre 22 e 30 de abril. As fotos devem ser originais e de sua autoria, com no máximo três imagens por participante. Não serão aceitas fotos com efeitos digitais ou manipulação da imagem.


Uma comissão julgadora escolherá as melhores fotos com base em critérios como originalidade, religiosidade e qualidade fotográfica. As fotos vencedoras serão expostas na exposição.


Arrecadação de Alimentos:

Doe alimentos não perecíveis durante o evento! As doações serão distribuídas para famílias cadastradas nas atividades sociais das Igrejas do município. Quatro tendas de coleta serão instaladas na Casa das Artes, no pátio da Paróquia São Gonçalo, no estacionamento da Prefeitura de São Gonçalo e na antiga praça da Marisa.

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.