Covid: São Gonçalo afirma ter aplicado mais de 800 mil doses de vacina
Vacinômetro estadual contradiz números

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, a cidade já aplicou mais de 800 mil doses do imunizante, de acordo com a Secretaria de Saúde de São Gonçalo (SEMSA). Desse total, 611.015 pessoas receberam a primeira dose ou dose única e 196.335 a segunda dose, completando a imunização.
O universo vacinável é de aproximadamente 852 mil pessoas no município, público com 18 anos ou mais em concordância com a Programa Nacional de Imunização (PNI) preconizado pelo Ministério da Saúde.
O "vacinômetro" da Secretaria Estadual de Saúde (SES), por sua vez, puxa esses números bem para baixo. Nas contas da SES, até a tarde desta segunda (2), 440.923 pessoas receberam a primeira dose, 21.352 se imunizaram com dose única e 118.850 fecharam o ciclo vacinal com a segunda dose. Ao todo, apenas 16% dos gonçalenses estão imunizados, diferente dos 23% anunciados pela SEMSA.
A SEMSA segue vacinando os gonçalenses a partir dos 18 anos com a primeira ou segunda doses contra o coronavírus. Quem já tomou a primeira dose das vacinas CoronaVac e Astrazeneca pode procurar um dos doze pontos de vacinação (veja abaixo).
Critérios de vacinação
Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar comprovante de residência, carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose em São Gonçalo.

Os gonçalenses devem chegar até 16h30 nas unidades que funcionam até 17h e até 20h nas unidades que vacinam até 20h30.
Gestantes
As grávidas que tomaram o imunizante Astrazeneca vão receber a segunda dose da Pfizer ou Coronavac. Vale lembrar que só as grávidas, puérperas e lactantes têm exclusividade para tomar a vacina da Pfizer.
Pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas e deficiência permanente também podem tomar esta vacina, segundo o informe técnico do Governo do Estado. No entanto, não há exclusividade, já que estes grupos podem ser vacinados com outras vacinas. Para ter escolha do imunizante, o gonçalense deve ter um laudo médico indicando a aplicação da vacina escolhida e os motivos.
Locais de vacinação quarta-feira (04.08.21) – Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto, das 8h às 17h – Salão do Clube Mauá, Centro, das 8h às 17h – Umpa Nova Cidade, das 8h às 17h – Clínica Gonçalense do Mutondo, das 8h às 21h – Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara, das 8h às 17h – Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal, das 8h às 21h – Polo Sanitário Rio do Ouro, das 8h às 17h (não tem Pfizer) – PAM Coelho, das 8h às 17h (não tem Pfizer) – Cras Vista Alegre, das 8h às 17h – PAM Neves, das 8h às 17h – Umpa Pacheco, das 8h às 17h (não tem Pfizer) – Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus de Alcântara, das 8h às 17h (não tem Pfizer) Pontos com drive thru – Campo do Clube Mauá, Centro, das 8h às 17h – Cras Vista Alegre, das 8h às 17h
