Desfile de candidatos e protesto marcam o 22 de Setembro em São Gonçalo
Estudantes do Clelia Nanci reivindicaram mais investimentos em Educação
Por Cláudio Figueiras
Ontem, 22 de Setembro, foi dia de comemorar, mas também de pedir votos e protestar.
Com o desfile cívico-militar, São Gonçalo celebrou o aniversário de 134 de emancipação política e administrativa do município. O aniversário de fundação da cidade é comemorado em 6 de abril.
A rua Dr. Feliciano Sodré foi fechada para o evento e serviu de "passarela" para 19 escolas municipais, instituições civis e representantes das Forças Armadas, de policiais militares do 7º BPM e guardas municipais, dando um caráter mais militar que civil ao desfile.
Como tradição, em frente à Prefeitura (desativada) foi montado um palco para as autoridades locais e políticos em campanha, que acompanharam os desfiles ao lado do prefeito Capitão Nelson Ruas (PL).
Estavam também presentes no palco os deputados federal e estadual, Altineu Côrtes (PL) e Douglas Ruas (PL), que é filho do prefeito e secretário estadual das Cidades.
Os candidatos aos cargos de prefeito e vereador aproveitaram o feriado mais importante da cidade também para "desfilar" e mostrar força, como o principal adversário de Nelson Ruas nesta eleição, o deputado federal Dimas Gadelha (PT), que marcou presença com seu "bonde" na Feliciano Sodré.
"É sempre uma alegria poder acompanhar essa festa, embora ainda numa cidade cheia de problemas urgentes para resolver, e a Educação é a principal delas ao lado da Segurança, Saúde e do Emprego", disse Dimas ao lado da ex-prefeita Aparecida Panisset (PDT), sua vice na chapa.
O desfile deste ano ficará marcado pelo protesto de estudantes do Colégio Clélia Nanci, que recentemente fizeram manifestação reivindicando mais segurança dentro da escola e no bairro da Brasilândia, onde fica a unidade de ensino.
As estudantes, que apresentam o desfile mais esperado do ano, gritaram pela valorização da Educação em frente ao palco onde estava o prefeito e seu filho Douglas, secretário do governador Claudio Castro:
"Ei capitão, investe na Educação", gritaram, para constrangimento do locutor que correu para dizer que a escola é estadual.
Relatório do MEC revelou em agosto que mais da metade dos jovens da rede municipal de ensino são analfabetos. E São Gonçalo tem o segundo pior índice da qualidade da educação básica (Ideb) do estado, a frente apenas de Mesquita.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.