Dia do Fotógrafo: veja as curiosidades da data
No Brasil, o Dia do Fotógrafo é celebrado anualmente em 8 de janeiro
Além de contar histórias maravilhosas, a fotografia nos permite também eternizar momentos importantes, seja ele pessoal ou histórico, o que torna o Dia do Fotógrafo uma data muito especial.
Dessa forma, comemorar o dia do fotógrafo oficializa a importância da fotografia para a sociedade e é um reconhecimento a todos os fotógrafos, sejam profissionais ou amadores.
Qual a importância do Dia do Fotógrafo?
O Dia do Fotógrafo é a oportunidade de mostrar a sua paixão pela fotografia, assim como também demonstrar tudo o que você pode fazer com a sua câmera.
Afinal, é graças à fotografia que podemos registrar memórias do que acontece ao redor do mundo.
O Dia do Fotógrafo é, portanto, uma oportunidade para lembrar como uma fotografia pode ser verdadeiramente especial para todos.
Sendo assim, o reconhecimento ao profissional da fotografia é essencial e você, mesmo que não seja um, pode sim demonstrar o seu afeto e carinho para eles.
Origem da data comemorativa
No dia 8 de janeiro de 1840 a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil e, por isso, essa foi a data escolhida como o dia nacional dos fotógrafos e da fotografia.
O equipamento, chamado de daguerreótipo, foi encomendado por D. Pedro II.
De acordo com a Enciclopédia do Itaú Cultural, Victor Frond, Marc Ferrez, Augusto Malta, Militão Augusto de Azevedo e José Christiano Júnior foram responsáveis por difundir a fotografia no Brasil.
Além disso, muitos consideram que no Brasil há duas datas para comemorar o dia do fotógrafo e da fotografia: o Dia Nacional da Fotografia – 08 de Janeiro – e o Dia Mundial da Fotografia (World Photography Day), comemorado no dia 19 de agosto.
Quem foi o primeiro fotógrafo do Brasil?
O Brasil acompanhou a revolução dos primeiros anos da fotografia.
O daguerreótipo foi usado pela primeira vez em 8 de janeiro de 1840 e tudo consta que foi o próprio imperador D. Pedro II quem fez a primeira foto, se tornando assim o primeiro fotógrafo brasileiro.
A princípio, nos primeiros anos da fotografia no Brasil, a moda era fazer retratos de pessoas importantes e de paisagens.
Mas, com o passar dos anos e com a evolução dos equipamentos, o registro fotográfico passou a ser desejo de todos, chegando ao mercado fotográfico que hoje conhecemos e que está sempre em constante evolução.
*Com informações alboom blog
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.