top of page

Dicas do Rofa: FISG começa nesta sexta (2) no Shopping Partage


“Dicas Culturais” das mais variadas formas de arte pela região de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Maricá...


Começa dia 2 de setembro, a quarta edição da Feira Integrada de São Gonçalo (FISG). O evento tem como objetivo trazer diferentes formas de artes, desde a dança e música até literatura e artes circense.


“No dia 2, nós vamos ter a abertura com recital de poesia em homenagem a Oton São Paio, que vai ser o patrono da feira. Ele é uma pessoa muito importante para a cultura da cidade, é um dos fundadores da AGLAC (Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciência) e de outras instituições de cultura da cidade. Ele é o único representante vivo que iniciou a AGLAC.”, explicou Nilda.


Durante os dias todas as artes serão representadas: literatura, música, dança, exposições de artes plásticas e histórica e muito mais.


Serviço: A FISG acontece de 2 a 4 de setembro, da 11 às 19h. Local: Partage Shopping, Av. Presidente Kennedy, 425 (segundo piso).


São Gonçalo realiza o “Festival da Canção Gonçalense”


Os artistas da cidade de São Gonçalo terão uma oportunidade para mostrar seu talento no âmbito musical. A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em parceria com o Shopping Partage, realizará nos próximos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro a primeira etapa do “Festival da Canção Gonçalense”.


Os artistas selecionados se apresentarão de forma individual na praça de alimentação do shopping, cantando uma música de sua escolha e outra totalmente inédita. O evento contará com a presença de jurados, que selecionarão dois semifinalistas a cada semana. Os oito semifinalistas irão para a próxima fase.


A segunda etapa será realizada no Teatro Municipal George Savalla Gomes, no dia 7 de outubro, às 19h. Os oito semifinalistas se apresentarão no palco do Municipal.


O evento, que pretende valorizar artistas da cidade, faz parte das ações em comemoração ao aniversário dos 132 anos do município.


As inscrições foram prorrogadas até o dia 6 de setembro. Outras informações no regulamento e do evento através do link: https://www.festivalcg.com.br/regras-do-concurso.



Fundação de Arte de Niterói lança o projeto “Rolé das Artes”



Projeto levará expressões artísticas variadas para diversos locais da cidade. Nos dias 03 e 04 de setembro, sábado e domingo, será lançado o “Rolé das Artes”, um projeto elaborado pela Fundação de Arte de Niterói (FAN) que levará atrações artísticas de Niterói, como música, dança, teatro, circo, gastronomia, artes plásticas e capoeira, para as mais diversas localidades da cidade.


No domingo, 28 de agosto, às 19h30, a Oficina de Teatro Gabriel Engel apresenta a adaptação do famoso filme “Meninas Malvadas”.


“O projeto nasceu da necessidade de expandir a programação cultural da cidade para mais expressões artísticas, além da música, e de levar os eventos para áreas que até então não costumavam ser pontos para as atrações artísticas, como é o caso da Comunidade do Jacaré, da Ilha da Conceição, do Engenho do Mato, do Cubango e de Tenente Jardim”, avalia o presidente da FAN, Fernando Brandão.

Confira toda a programação:

- 03 de Setembro (sábado): . Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento: 11h – Flutuandas (circo); 12h – Bezzouros (música) . Praça do Largo da Batalha: 13h – Central dos Ogãns (música); 14h – Wolf Crew (dança). . Praça das Amendoeiras: 14h – Cia Teatralmente (teatro); 15h – Trio Forrozeiro (música).

- 04 de Setembro (domingo):

. Horto do Barreto: 11h – Cia. Graco (teatro); 12h – Negros e Vozes (música). . Praça da Saudade – Matapaca: 15h – Cia Paraíso (teatro); 16h – Caio Lopes (música). . Praia de Piratininga: 17h – Nave Dy Pandora (circo); 18h – Trincaz (música). Serviço: Campo de São Bento - Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva, s/n – Icaraí; Praça das Amendoeiras - Estrada Francisco da Cruz Nunes, 100 – Itaipu; Horto do Barreto – Rua Dr. Luiz Palmier, s/n, Barreto; Rolerzão (Praia de Piratininga) - Av. Alm. Tamandaré, 25 – Piratininga

Quer ver o seu evento cultural destacado aqui? Contato: rofa.jornalista@gmail.com

Rofa Rogerio Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), professor, palestrante, filósofo e teólogo.


POLÍTICA

KOTIDIANO