top of page

Escola de Niterói recebe projeto da UFRJ sobre alimentação saudável

"Aproveitamento Integral dos Alimentos", desenvolvido por alunos do curso de Nutrição, esteve na Escola Municipal Maralegre, no Cafubá


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Você já comeu um bolo de chocolate feito com talo de agrião? As crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maralegre, no Cafubá, vivenciaram essa experiência na última sexta (15) e se surpreenderam com o sabor. A receita foi produzida durante a visita do projeto "Aproveitamento Integral dos Alimentos", desenvolvido por alunos do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Eles aprenderam sobre a importância do aproveitamento de talos, folhas e cascas de frutas, legumes e verduras. Também foram orientados sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e ações de preservação do meio ambiente. Durante a oficina, que aconteceu sob a orientação da professora Cristiane Gorgônio, foram apresentadas informações sobre o valor nutricional dos alimentos, os cuidados que se deve ter na cozinha e a melhor época para se comprar frutas, legumes e verduras.



"O agrião é um daqueles alimentos que a maioria das crianças não gosta porque tem um sabor mais picante. Hoje, elas aprenderam a fazer um bolo e viram que é possível usar a criatividade para preparar pratos deliciosos e super nutritivos", ressaltou Cristiane.


Outro tema que despertou a curiosidade da garotada foi a compostagem orgânica. O processo permite aproveitar a sobra dos alimentos como adubo natural em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.


O projeto "Aproveitamento Integral dos Alimentos" teve início em 2021, e oferece esclarecimentos através de oficinas presenciais nas escolas e nas redes sociais. Na atividade, também é disponibilizado um livro de receitas, para que os alunos possam preparar diversos pratos em casa com as suas famílias.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso canal do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.





POLÍTICA