top of page

Espaço Rosa amplia oferta de exames e marcação para mastologista

Os atendimentos são realizados de segunda a sábado das 7h às 19h


Foto: Julio Diniz
Foto: Julio Diniz

O Espaço Rosa, no Zé Garoto – local onde as gonçalenses têm acesso a serviços, consultas e exames, principalmente para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e do colo do útero tem mostrado resultado positivo. Com alguns ajustes, aumento da oferta de exames e marcação para mastologista diretamente no local, os números mostram a evolução satisfatória. Nos últimos três meses do ano de 2021, foram realizados 7.572 atendimentos, entre exames e consultas, 5.548 a mais que no mesmo período de 2020.


A unidade conta com novo equipamento instalado. “O mamógrafo antigo era analógico. Agora, temos mamógrafo digital de última geração, que é acompanhado de uma estação de trabalho, onde é possível a realização do exame e o acompanhamento por lá. O exame fica disponível para visualização de qualquer médico da unidade de saúde direto no consultório. Os laudos são liberados, em 20 dias corridos, com gravação em mídia digital”, explicou a coordenadora do espaço Marcela Brasil.

Os atendimentos são realizados de segunda a sábado, das 7h às 19h. E estão disponíveis as especialidades de mastologia e ginecologia na unidade. Os exames oferecidos são: core biópsia de mama guiada por ultrassonografia, mamografia, ultrassonografia, preventivo, colposcopia – exame ginecológico para avaliar o colo do útero e os tecidos da vagina; e doppler – exame que mede a velocidade da circulação do sangue, importante para identificar anormalidades na corrente sanguínea, que podem ocasionar várias doenças.




A unidade também conta com acompanhamento multiprofissional para os pacientes em tratamento. Eles têm consultas com psicólogo, nutricionista especializada em oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), assistente social e equipe de enfermagem. As pacientes também podem receber lenços ou perucas ofertadas pelo espaço para aquelas que estão com crescimento ou queda capilar, respectivamente, por conta da quimioterapia.


O espaço ajuda as mulheres, mas os homens também são acometidos pelo câncer de mama e podem procurar o espaço. No local, eles passam por consulta com mastologista em caso de nodulação ou qualquer complicação na mama, fazem mamografia e também têm acesso a ultrassom de próstata, de abdômen total e vias urinárias.


Agendamentos – O Espaço Rosa funciona na Rua Francisco Portela, 2.744 - Zé Garoto. Para marcar exames e consultas – tanto aqueles que são direto na unidade quanto os que são marcados pela regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil – é necessário levar o pedido médico do SUS, xerox da identidade, CPF e comprovante de residência atualizado em nome da própria pessoa de, no máximo, três meses. Caso seja em nome de terceiros, a pessoa deve fazer uma declaração informando que o paciente reside no endereço dela e anexar cópia da identidade.



Vale lembrar que a inserção dos pedidos de exames e consultas no sistema pode ser feita em qualquer unidade de saúde de São Gonçalo. É muito importante que o gonçalense mantenha o contato atualizado no cadastro. Mais informações através do telefone: (21) 2605-6609.


Doações – O Espaço Rosa aceita doações de cabelos para a confecção de perucas para as pacientes oncológicas e lenços. Os cabelos precisam ter, no mínimo, 30 centímetros. As perucas são produzidas por equipe do local e ofertadas às pacientes em tratamento.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.




POLÍTICA