top of page

Estação do Guandu volta a operar com 100% de capacidade no Rio

Abastecimento de água pode levar 72 horas para ser normalizado


Foto: Inea/Divulgação
Foto: Inea/Divulgação

A Estação de Tratamento de Água do Guandu, no Grande Rio, voltou a operar, às 4h17 desta terça (29), com 100% de capacidade. A informação foi divulgada, por meio de nota à imprensa, pelo governo estadual, responsável pela operação da estação, através da estatal Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro - Cedae.


A unidade havia interrompido o fornecimento de água no início da manhã de segunda (28) devido à presença de surfactantes (composto presente em detergentes) no rio Guandu. Ainda na noite de segunda-feira, o abastecimento foi parcialmente retomado.



Normalização


De acordo com o governo, o abastecimento de água pode levar até 72 horas para ser normalizado nas regiões atendidas pelo sistema Guandu, que inclui o Rio e vários municípios da Baixada Fluminense (como Duque de Caxias e Nova Iguaçu).


O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil, estão buscando identificar quem descartou o material no rio Guandu.


Em entrevista coletiva na segunda, o Inea e a Cedae informaram que o material foi lançado na água de forma criminosa.


*Com informações Agência Brasil


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso canal do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.