top of page

Festival vai celebrar a cultura afro-brasileira em São Gonçalo em novembro

Evento gratuito será realizado durante dois dias no Teatro Municipal da cidade

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A frase "Trançar é Esperançar", que resume uma das maneiras mais criativas de se fazer arte, é também o nome do festival gratuito que vai mobilizar São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, no mês da Consciência Negra. O evento - organizado por várias entidades sociais - será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, das 10h às 21h, no Teatro Municipal da cidade, com muitas atividades que vão reunir história, beleza e cultura afro-brasileira.


"Esse evento será de grande relevância para a valorização dos negros e negras gonçalenses. Uma oportunidade de dar luz ao protagonismo de ativistas femininas que se dedicam para fazer da nossa cidade um lugar melhor para todas e todos", comentou Letícia da Hora, diretora-presidente da Associação Mulheres da Parada e idealizadora do festival.

A abertura contará com apresentações artísticas especiais, como Grupo Selma, Escola de Samba Porto da Pedra, Kid Black e a grafiteira Nabru. Na sequência, haverá seminários, workshops, palestras, rodas de conversa, feira de empreendedorismo negro, tranças gratuitas para o público, desfile e concurso de tranças e muita música black.



As atividades serão conduzidas por profissionais considerados referências nos respectivos assuntos, como o Príncipe das Tranças, Jheny Conceição, Erica Guarnieri, entre outros.


Além da Associação Mulheres da Parada, o festival é uma realização da ONG Afrotribo, Institutos Karanba, Abraço do Tigre e Coletivo Mina Crespa e Instituto JCA, todas as instituições que militam pela igualdade racial e realizam trabalhos sociais que promovem qualificação profissional e o empreendedorismo. O festival conta ainda com o apoio da marca Souvie e Ser Mulher Fibras.


O Teatro Municipal de São Gonçalo fica na Avenida Feliciano Sodré 100, Centro, ao lado da antiga sede da Prefeitura.



Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA