top of page

Flisgo, maior evento literário popular do leste fluminense, começa nesta segunda (4)

Atualizado: 13 de nov. de 2024

A programação desse ano, que tem como tema "Identidades e Territórios" é extensa e cheia de atrações em diversos pontos culturais da cidade, com exposição de livros, lançamentos, artes visuais (grafite) mostras literárias e mesas de debates de 4 a 20 de novembro.


Por Cláudio Figueiras



Arte: Reprodução Instagram
Arte: Reprodução Instagram

O maior e melhor Festival Literário popular do Leste Fluminense (Flisgo) chega à sua 6ª edição e começa nesta segunda (4/11) com abertura oficial no Teatro Municipal de São Gonçalo, às 19h, com convidados mais que especiais, cada um representando sua arte e escrita.


A programação desse ano, que tem como tema "Identidades e Territórios" é extensa e cheia de atrações em diversos pontos culturais da cidade, com exposição de livros, lançamentos, artes visuais (grafite) mostras literárias e mesas de debates de 4 a 20 de novembro.


Depois de receber a abertura, o Teatro Municipal abre suas portas no dia 5 (terça) para os "Diálogos Gonçalenses". O evento multiartístico contará com esquetes de teatro, música, slam, com destaque especial para a escritora Helena Teodoro na mesa principal.


A jornada literária recomeça na Lona Cultural no Jardim Catarina nos dias 8 e 9 (sexta e sábado), abrindo espaço para oficinas e contação de histórias infantis.



No dia 10 (domingo), é a vez do Centro de Tradições Nordestinas (CTN) em Neves dar um tom nordestino ao Festival, com Forró Pé de Serra, gastronomia regional, com aquele tempero cordeliano preparado pelos poetas da Academia Gonçalense de Cordel (AGLC).


De Neves, as atrações migram nos dias 15 e 16 de novembro (sexta e sábado) para o palco aberto instalado na Praça Luiz Palmier (Marisa) no Rodo de São Gonçalo. No espaço, serão realizadas exposições com escritores locais, intervenções poéticas e mostras literárias, com destaque para o Painel "Colóquios Gonçalenses", com a participação do jornalista Rennan Rebello, do poeta Ezequiel Alcântara e do editor e jornalista Helcio Albano, que mediará a mesa.


No domingo (17), diversos produtores culturais independentes estarão reunidos no Shopping Partage na CPI da Cultura para debater o panorama cultural e as possíveis ações para viabilizar os fazeres artísticos incrementando o mercado na área.


O Partage irá exibir exposição literária fixa de 12 a 20 de novembro, na Sala Partage Cultural, com eventos ligados à literatura inclusiva e lançamentos de livros com diversos autores.



"Nas edições anteriores, o evento era centralizado, contudo nesta, faremos ações itinerantes, potencializando Identidades e Territórios do município de São Gonçalo. A Edição VI, do FLISGO, traz como tema 'Identidades e Territórios' no qual desenvolverá dois de seus principais pilares: Descentralização e Visibilidade", observam os promotores do evento em sua página no Instagram.


O Flisgo é um evento cultural independente idealizado e executado pelo produtor cultural e escritor Alberto "Flisgo" Rodrigues. O projeto foi contemplado pelo Edital 6 da Lei Paulo Gustavo em São Gonçalo.


Confira a programação completa aqui.


Matéria atualizada em 13/11 às 17h11min.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page