top of page

Formação continuada com afeto e pertencimento na Escola Municipal Darcy Ribeiro

A unidade de ensino investe em iniciativas pedagógicas inovadoras em São Gonçalo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesse último dia 19 de maio, sexta-feira, a Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada em Vista Alegre, realizou o minicurso de formação continuada "Projeto Cambada: saberes e sabores da educação" com seus profissionais. Uma tarde especial com o escritor e professor Erick Bernardes. O autor apresentou um minicurso acerca das diversas formas de se trabalhar divertida e prazerosamente História, Geografia, Biologia, Língua Portuguesa, dentre outras disciplinas, os textos contidos na série de livros Cambadas e que concentram seus olhares na história do município de SG.


A Diretora Fabiana Rosário comentou: "Tivemos a alegria de ter o professor Erick Bernardes em nossa reunião pedagógica que nos enriqueceu com seu conhecimento sobre a história de SG. Estamos desenvolvendo um projeto sobre afetividade no cotidiano escolar e precisávamos de uma orientação de como trabalhar a história do município atrelada à afetividade, e o escritor de forma dinâmica nos auxiliou. Foi uma tarde rica de conhecimento e afeto", finalizou a diretora.



Segundo a Professora Orientadora pedagógica Rosinete Guimarães:


"Quando pensamos em desenvolver o projeto sobre afetividade, tema que está sendo trabalhado na rede municipal de São Gonçalo, logo pensamos em convidar o professor/escritor Erick. O amor que ele tem pela cidade e a forma fantástica com que aborda a história do município, nos livros Cambada I,II, III e IV, nos contagia. Suas metodologias , temas e materiais para trabalhar de forma interdisciplinar nos encantou. A ideia agora é transferir não só informações e conhecimento para nossos alunos e sim despertar neles a ideia de pertencimento e amor pela cidade onde vive".


O autor dos Cambadas expressou sua satisfação em ter ministrado o minicurso na escola:


"Eu tenho um carinho enorme pela Escola Darcy Ribeiro, já estive lá várias vezes, sinto-me em casa, a equipe docente e pedagógica sempre abraçou o "Projeto saberes e sabores na educação", desde o começo. Os profissionais do Darcy são exemplo de trabalho, parceira e afetividade. Eles têm até uma estante exclusiva para os livros Cambada, sempre antenados com o entorno gonçalense.


Ficamos sabendo que outros eventos como esse estão sendo planejados pela escola, pois eles agregam conhecimento e promovem o sentimento de pertencimento. Para encerrar a tarde, o palestrante e os profissionais da escola desfrutaram de um café da tarde, fortalecendo os laços entre todos os envolvidos.


A Escola Municipal Darcy Ribeiro continua investindo em iniciativas pedagógicas como essa, proporcionando momentos de formação continuada e afeto entre sua equipe. Com a realização de palestras e eventos culturais, a escola busca estimular o amor pela cidade e incentivar a descoberta das histórias gonçalenses.


Quem quiser conhecer o trabalho do escritor é só seguir o Instagram cambada123 ou no Whatsapp (21) 98571.9114.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.