top of page

Gonçalenses de esquerda: UNI-VOS!

Por Helcio Albano

Lula deve voltar a São Gonçalo na campanha deste ano para pedir votos para Dimas Gadelha e para os candidatos da frente ampla liderada pelo PT/Foto: Ricardo Stuckert
Lula deve voltar a São Gonçalo na campanha deste ano para pedir votos para Dimas Gadelha e para os candidatos da frente ampla liderada pelo PT/Foto: Ricardo Stuckert

Uma vez aqui neste espaço afirmei que temos de barato em São Gonçalo 150 mil votos válidos progressistas. Isso é mais que suficiente pra empurrar uma candidatura - forte e unida - do campo da esquerda para o 2º turno, mas não o é para povoar a Câmara com pelo menos 1/3 de vereadores desse espectro político e ideológico.


Isso é um problema grave que acaba gerando uma anomalia representativa da sociedade na casa legislativa que nos custa caro. Vide o governo Nelson, o maior rolo compressor da história, que passa por cima de tudo e de todos, menos das barricadas que prometeu "retirar a porra toda" em 2020 e continuam firmes e imponentes por toda a cidade 4 anos depois.


LEIA MAIS:

Os vereadores Romario Regis (PDT) e Priscilla Canedo (PT) - desfalcados da Janilce (Psol) - fazem o que podem. Mas a luta é inglória frente a um legislativo que funciona na prática como autarquia do executivo. O que faz com que estejam permanentemente no fio da navalha, com um complicador a mais para Priscilla: ela é mulher e, por isso, sofre toda a sorte de violência de gênero no seu fazer político e parlamentar.


Sei que culturas políticas não se mudam de uma eleição para outra, mas precisamos tirar o caráter paroquial - cada vez mais venal - da campanha. Existem grandes temas em São Gonçalo a serem debatidos e gente dentre estes 150 mil eleitores disposta a fazê-lo. Daí lanço um desafio: pesquise na cidade ou em sua região candidatos com o seu perfil político e ideológico, se apresente, converse, se engaje em sua campanha para elegê-lo.


Nós vamos virar esse jogo. Confia!


Siga @helcioalbano


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua. 



Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.

POLÍTICA