top of page

Gonçalenses vão à Câmara protestar contra destombamento do Tamoio

Manifestação ocorre hoje à partir das 16 horas. Partido de vereador que propôs destombamento se colocou contra a proposta


Por Cláudio Figueiras

Manifestantes em outubro de 2021/Foto:  Foto: Layla Mussi - O São Gonçalo
Manifestantes em outubro de 2021/Foto: Foto: Layla Mussi - O São Gonçalo

Hoje (23/2) os vereadores de São Gonçalo devem analisar e votar projeto de lei que propõe o destombamento do Clube Tamoio. A sessão tem início às 17 horas.


A proposta, apresentada pelo vereador Cacau (Cidadania), visa abrir caminho para a venda do imóvel pelos novos proprietários, que adquiriram o prédio através de um leilão realizado em 2015 para sanar dívidas trabalhistas do Clube, tombado como patrimônio histórico e cultural gonçalense em 2017, em meio às comemorações dos 100 anos do alvinegro da Brasilândia.



Ontem (22) o presidente “exilado” do Clube, Jorair Ferreira, fez peregrinação de convencimento nos gabinetes dos 27 vereadores para que os edis votassem contra a proposta. A vereadora Priscilla Canedo (PT) e seu colega Pedro Pericar (PSL) se solidarizaram com o presidente e já se manifestaram contra o destombamento. A maioria, por sua vez, preferiu o silêncio.


Sou contra o destombamento, meu voto já antecipado será NÃO porque acredito no Tamoio principalmente como um importante equipamento para a promoção do esporte e cultura da nossa cidade. Não podemos permitir que destruam parte da nossa história. Precisamos preservar o clube, a memória e a história da nossa cidade! Quem ama São Gonçalo tem que votar Não ao destombamento!”, disse Canedo em sua rede social, ao lado de Jorair.



Jorair exerce suas funções no estacionamento do Clube porque está proibido de acessar as dependências do Tamoio.


O partido de Cacau, Cidadania, soltou resolução (leia abaixo) orientando a bancada - composta também pelos vereadores Bruno Porto e Diney Marins - a votar contra a proposta do correligionário. Porém, o diretório municipal não se manifestou diretamente sobre uma possível punição ao parlamentar que protocolou a proposta, agora renegada pelo partido, ainda em novembro de 2021.



Enquanto as articulações institucionais acontecem - amanhã (24) o imbróglio sobe a outro patamar, dessa vez na Alerj, que irá analisar projeto de lei da deputada Zeidan (PT), que propõe o tombamento do Clube em nível estadual - a sociedade civil se mobiliza em protesto contra o destombamento.


Está programada grande manifestação na Câmara, a partir das 16 horas, organizada pelo grupo #SomosTodosTamoio, que reúne sócios e personalidades importantes da cidade em defesa do clube centenário.


Manifestações individuais de gonçalenses simpatizantes da causa do Tamoio tomam corpo nas redes sociais, e prometem reforçar o coro dos descontentes contra a destruição de um patrimônio inestimável para a História da cidade de São Gonçalo.


Veja nota ipsis litteris do partido Cidadania:


O centenário Clube Tamoio pode ser "destombado" nesta semana. Com isso, o espaço deixará de ser patrimônio histórico, esportivo e cultural da cidade.


A medida segue para votação na Câmara de Vereadores de São Gonçalo. Caso a resposta deles seja positiva, os novos donos do clube "alegam" que venderão o espaço para uma grande rede de supermercados, cujo nome da empresa ainda não foi divulgado, o que levanta suspeita de não ser verdade.


Vale lembrar que por ser tombado, a instituição esportiva e cultura precisa ter sua função mantida.


Nós do Cidadania 23 em São Gonçalo somos favoráveis a manutenção de atividades esportivas, culturais, artísticas e de laser nas dependências do clube e se possível com apoio dos órgãos públicos municipais, estaduais e federais.


Amanhã, quarta feira dia 23/02 emitiremos uma nota aos vereadores da bancada do partido orientando o voto contra o destombamento só Clube Tamoio.


Att,


Direção da Executiva Municipal do Cidadania 23 São Gonçalo.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.