top of page

Greve em SP impõe derrota narrativa à direita

Por Helcio Albano

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Os trabalhadores do Metrô e da Sabesp entraram em greve. E corajosamente deram ao movimento o tom que todo movimento paredista deve ter: propósito político e aglutinador de massas. E qual pauta se impôs e deixou governador e toda bancada vendida da Globo News feitos baratas tontas? Sim, meus queridos: PRIVATIZAÇÃO.


Quem mora no Rio sabe a tragédia que foi a privatização dos trens, metrô e agora da água. Pois é exatamente esse modelo fracassado de concessão à banca rentista dos serviços públicos essenciais - que, aliás, é revisto em todo o mundo - que o Tarcisio de Freitas (Rep) quer implantar em SP com o apoio da canalha de sempre, fundada, é claro, em mentiras, falácias e desonestidade.



De modo inteligente e coordenado, sindicatos atuaram com pauta unificada e com um discurso poderoso de fácil apelo e aderência popular, que é a defesa do acesso ao saneamento e ao transporte de qualidade que só a gestão pública pode oferecer. Isso tudo calcado em exemplos e na realidade concreta, que exige muita pirueta retórica pra desmentir. Resultado: derrota acachapante da direita e do discurso neoliberal em pleno jornal da hora do almoço.


Urge a esquerda retomar "velhas" bandeiras que jamais envelhecerão enquanto vivermos numa sociedade de classes e capitalista. É fundamental atacar de frente os problemas coletivos porque estes sim a razão de nossos sofrimentos individuais.


Tensionar por um modelo público de gestão dos serviços essenciais é um belo ponto de partida pra frear o neoliberalismo e o seu aliado tático, o fascismo.


Siga @helcioalbano


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.




POLÍTICA