Gripe: vacinação começou em São Gonçalo
Município realiza imunização de segunda a sexta-feira

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo começou a imunizar a população contra a gripe nesta semana. Nestes quatro primeiros dias de vacinação (de 19 a 22 de abril), 3.847 pessoas estiveram nos postos. Nesta primeira fase, a cidade vacina crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde em 66 unidades de saúde, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A primeira fase segue até o dia 10 de maio. Nesta sexta-feira (23), feriado de São Jorge, as unidades funcionam normalmente para a vacinação.
Nestes quatro primeiros dias, foram vacinados 2.622 em bebês e crianças de até 6 anos, 436 gestantes, 95 puérperas e 694 trabalhadores da saúde. Todas as salas de vacinação de rotina aplicam o imunizante, exceto os locais que aplicam a vacina da covid-19 para evitar aglomerações e aumento de sobrecarga no serviço de saúde. A Secretaria mantém todas as 66 unidades de saúde vacinando contra a gripe, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

No total, os grupos prioritários em São Gonçalo para a vacinação da gripe somam 458.441 mil pessoas. A meta é vacinar 90% desses indivíduos. Da primeira fase são 111.135 mil pessoas. O objetivo é vacinar, pelo menos, 100.022 mil pessoas deste primeiro grupo. Vale lembrar que se o indivíduo estiver com sintomas de gripe, não pode se imunizar. É necessário aguardar a total recuperação para a aplicação da vacina.
A segunda fase contemplará, de 11 de maio a 8 de junho, idosos e professores. E a terceira fase vai acontecer de 09 de junho a 09 de julho, para quem tem comorbidades, pessoas com deficiência permanente; adolescentes e jovens em medidas sócio-educativas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, forças armadas e forças de segurança e salvamento, trabalhadores portuários, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário urbano e de longo curso.
Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação (adulto e criança), identidade ou certidão de nascimento, cartão do SUS ou CPF e comprovante de residência.
Como evitar a contaminação por gripe:
- Lavar e higienizar as mãos com frequência;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como prato, talheres, copos e garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripes
Todas as unidades de saúde de polos e postos de saúde estão vacinando.
