top of page

Happy Birthday, São Gonçalo! Por Paulinho Freitas

SÃO GONÇALO DE AFETOS

Foto: Paulinho Freitas
Foto: Paulinho Freitas

A saúde em São Gonçalo agoniza, mas não vai morrer. Se depender da quantidade de farmácias existentes, as recém inauguradas e as que estão para inaugurar, ela ainda vai durar muito. Falta médico e hospital, mas farmácia...


Fazendo um tour por uma das principais artérias rodoviárias da cidade começando lá na divisa entre Neves e Barreto pela Rua Oliveira Botelho até chegar ao Viaduto de Alcântara, se contarmos teremos umas cem lojas habitadas por remédios e artigos de perfumaria, se bem que, farmácia hoje só não vende Cerveja, já está virando supermercado tendo em vista a diversidade de produtos à venda.



Para um remédio que falta de madrugada elas estão ali pra te atender 24 horas e ainda levam em casa. Tem leite, tem bala, picolé, sorvete, biscoito, em algumas até feijão com preço mais em conta.


Remédio pro corpo não falta. Para o espírito também não. Tem igrejas a dar com pau, protestantes e católicas, além de centros espírita, em menor quantidade e quase escondidos como no início do século 20, mas graças a Deus e aos orixás ainda estão lá, emanando axé para todos, de qualquer religião.



E remédio para ignorância, para a falta de conhecimento, para a escuridão que se faz presente na frente do olhar de quem não lê?



Em nossa cidade só tem uma farmácia com estes remédios na prateleira e no estoque. Uma única farmácia para curar muitos males que atingem a mente, a alma e o coração. O bom é que os médicos que aviam receitas para lá sabem exatamente qual o mal que te aflige e mandam pra você, exclusivamente pra você o remédio certo com muito amor, muita dedicação e carinho.



A dona desta farmácia faz desta pequena loja um enorme coração para abrigar todos aqueles que precisam de tratamento. Esta única farmácia é uma livraria, a única livraria de rua em São Gonçalo, a Ler é Arte. Os remédios são os livros lá expostos e ávidos para curar alguém. Os médicos, muitos deles Gonçalenses de coração, outros de nascimento, que passam a vida escrevendo intermináveis e saborosas receitas para curar nosso povo carente de cultura.


Neste 22 de setembro, quero parabenizar meu São Gonçalo querido por mais uma primavera. Poderia desejar saúde! Desejo sim. Mas muito mais ainda desejo: LEITURA!!!!!

Vivas a nossa amada cidade!!!!!!

Paulinho Freitas é compositor, sambista e escritor.




POLÍTICA

KOTIDIANO