top of page

Jalmir Junior liga a retroescavadeira para o Capitão botar Tamoio abaixo

Gonçalense que ocupa suplência na Alerj melou votação que tombaria Clube centenário


Por Rodrigo Melo

Jalmir Junior/Foto: Divulgação
Jalmir Junior/Foto: Divulgação

O deputado em exercício Jalmir Junior (PRTB) melou ainda pouco votação na Alerj de projeto de lei que poderia, em nível estadual, dar status ao Clube Tamoio de patrimônio tombado.


A medida poderia evitar sua demolição iminente, após resultado desfavorável obtido ontem (23), na Câmara de Vereadores, que destombou o imóvel, abrindo caminho para o que parece ser o seu triste desfecho, agora nas mãos do prefeito Nelson Ruas (PL).


O gonçalense do bairro Boaçu, Jalmir Junior, que deve ter boas lembranças de sua juventude no alvinegro centenário da Brasilândia, apresentou emenda supressiva ao projeto, pautado hoje em regime de urgência, de autoria da deputada Zeidan (PT), e assim forçou a derrubada da sessão para análise posterior da proposta, como manda o regimento da Alerj. Ou seja: babau!



Com isso, se o prefeito sancionar a lei de destombamento, não haverá mais impedimento legal de demolição das áreas edificadas do Tamoio. Até sua clássica fachada na Av. Presidente Kennedy ficará desprotegida dos efeitos do bota-abaixo.


Será a suprema ironia o Tamoio, palco de memoráveis carnavais, ser destruído justamente durante o carnaval, com suas cinzas pranteadas numa quarta-feira, sem ao menos ter tido direito a uma derradeira terça-feira gorda.


Segundo informações, o alvará de demolição já está redigido e deve ser assinado com mesma data de sanção da lei, prevista para hoje ou amanhã (25), publicada em Diário Oficial.


Representantes do Tamoio correm contra o tempo a fim de conseguirem um mandado de segurança contra a demolição e, assim, ganhar tempo até próxima sessão da Alerj, que votará a matéria, mas só depois do Carnaval.


Como uma metáfora, Jalmir ligou a retroescavadeira simbólica para o prefeito, cosplay de Joaquim Lavoura, botar o Tamoio abaixo.


Jalmir Junior, que é vereador licenciado, reassume suas atividades na Câmara de São Gonçalo em abril.


Saiba mais:

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.