top of page

Jovem morto em acidente em Itaboraí tem órgãos doados pela família

Foram captados coração, rins, fígado, ossos e tecidos

Foto: Alex Alves
Foto: Alex Alves

Com apoio de um helicóptero, a equipe do RJ Transplantes voltou a captar novos órgãos no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, na tarde desta quinta-feira (02). Após ter morte encefálica confirmada, a família de um jovem de 24 anos, vítima de acidente de moto em Itaboraí, autorizou a captação de coração, rins, fígado, ossos e tecidos.


A família acompanhou todo o processo de internação e atendimento médico e também da abertura do protocolo de morte cerebral pela equipe médica. Integrantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do hospital fizeram a busca ativa e o acolhimento familiar.


A enfermeira Elaine Soares, do CIHDOTT, acompanhou o processo de captação dos órgãos, ossos e tecidos, desde a saída do corpo da adolescente do CTI até o centro cirúrgico do Centro de Trauma. A doação, segundo ela, vai beneficiar pelo menos cerca de 50 pessoas.

“Só temos a agradecer o gesto de nobreza de mais esta família em um momento tão difícil, mas que pensaram no próximo”, garantiu a enfermeira.


A equipe do CIHDOTT, responsável por identificar potenciais doadores e promover o suporte, organizando todo o processo de captação de órgãos na unidade em parceria com a RJ Transplantes.


O Hospital Estadual Alberto Torres, administrado pelo Ideas em parceria com a secretaria estadual de Saúde, está entre as primeiras unidades do estado do Rio de Janeiro em captação de órgãos. O Heat é uma unidade de urgência e emergência, especializado no socorro a pacientes com múltiplos traumas.


De OSG.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA