top of page

Justiça tira do ar site DCM a pedido de deputada do PL



Decisão foi de Justiça do Tocantins em processo aberto pela deputada estadual Janad Valcari


O site Diário do Centro do Mundo (DCM) saiu do ar na manhã desta quarta (7) por decisão da Justiça do Tocantis em processo aberto pela a deputada estadual tocantinense Janad Valcari (PL).


A decisão pegou o diretor-adjunto do site, Kiko Nogueira, de supresa, já que o DCM nem sequer foi citado no processo, que segue em segredo de Justiça. Neste momento, o advogado do site toma providências para tentar resolver o caso.



"Nosso advogado está atrás disso e me disse que retorna em breve com a solução. Acho que ele vai ter que entrar com pedido de liminar pro site voltar ao ar. Enquanto isso, nós vamos perdendo dinheiro, audiência e, no limite, o que eles querem é quebrar o DCM", desabafou kiko, que soube da decisão esdrúxula e arbitrária no meio da live que apresenta no canal do DCM no YouTube.


O que motivou a decisão

O site foi derrubado por causa de uma matéria publicada em 2023, na qual o Diário do Centro do Mundo revelou que Janad faturou R$ 23 milhões por meio de um esquema envolvendo prefeituras e o grupo Barões da Pisadinha, do qual a política foi empresária até dezembro, quando repassou o controle para um filho.



De acordo com a Justiça do Tocantins, “tentativas infrutíferas” de contato com o DCM levaram à impossibilidade de suspensão apenas do link referente à matéria em questão.


Emendas

Janad Valcari é investigada pelo Ministério Público, que apura a suspeita de que a parlamentar repassava dinheiro de emendas a prefeituras que contratavam o show da banda Barões da Pisadinha, gerida por ela.

Somente em 2023, Janad repassou R$ 965 mil em emendas para as cidades de Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins e Rio dos Bois. Esses três municípios receberam shows dos Barões da Pisadinha.


Com informações de Revista Fórum.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.


Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA