top of page

Mães que cuidam de Mães

Por Andréa Carrete


Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Você sabe quando começou a tomar conta da sua mãe?

Essa é a pergunta mais difícil de responder, pois, para nós filhos, nossas mães são seres que o tempo não atinge.

Elas são intocáveis. Não envelhecem. São nossas fadas madrinhas.

Perfeitas até quando não são. Quando brigam conosco ficamos aborrecidos e dizemos que queríamos trocar de mãe. São perfeitas e lindas. Não tenho palavras o suficiente para descrever tamanho amor.

Elas sabem quando estamos felizes ou tristes, sem precisar estar perto. Basta nos olhar ou ouvir, um gesto nosso e pronto. Não conseguimos esconder nada ou quase nada!

Mas o tempo é cruel e não dá trégua. Quando percebemos, tudo mudou…. QUE SUSTO!!!

Por vezes, nos pedem ajuda e não as servimos, mas ela não reclama e diz:

- Tudo bem, filha! Sei que sua vida é corrida! Termina a frase com um EU TE AMO!!!


Mas o tempo segue devorando tudo pela frente, inclusive nossas mães, e atinge muitas vezes sua saúde. E aí o bicho pega e feio.

Então corremos para fazer tudo que nos foi pedido tempos atrás: dar atenção, fazer companhia, ir ao mercado juntas, consulta médica, um passeio, aquele presente que esquecemos de comprar, uma ligação.

Nesse momento, descobrimos que viraram nossas filhas e claro que filhos não têm manual de instrução e precisamos aprender a cuidar.

Mas como cuidar de quem cuidou de nós incondicionalmente?

A decisão de cuidar e por vezes abrir mão de muitas coisas que gostamos de fazer, precisa ser tomada quase de imediato. Tudo muda e viramos mãe novamente em tempo integral. As cobranças chegam, pois agora temos nossas famílias e nossas filhas, que nos dizem o seguinte:

-Mãe, não posso dizer para deixar sua mãe. Cuidado! Está ficando cansada de cuidar da minha avó. Lembra que você também é minha mãe.

E com o passar do tempo, há o tempo, tudo se repete.


Andréa de Lima Carrete é enfermeira, formada pela Universidade Celso Lisboa ( RJ), especialista em Gerontologia. Empreendedora na área da saúde e

fundadora do Curso Carrete Cuidados. É Idealizadora do Projeto Amar a Mente em parceria com Joice Moreira. @carretecuidados


***

Patrícia Mattos, empresária, proprietária da Velho Armazém Temperos @Velho Armazém Temperos

Di Miranda @dimirandacakedesigner - Professora de confeitaria e Cake Designer.

Rosana Melo @rosana.melofp –Psicanalista Clínica e Neurociência e Física da Consciência. Michelly Fernandes @feitopormy – Artesanato Afetivo Infantil.

Wanda Costa @vemkriar_personalizados – Produtos personalizados que emocionam

Kennya Torres, Com amor, vegcriacoes.com.br - instagram: @vegcriacoes


Acompanhe nossa programação e já deixa anotado na sua agenda: Toda última segunda do mês nosso Encontro presencial no @PartageShopping. Programa da Rádio da Bolsa de Negócios SG todas terças-feiras 15h as 17h. Toda semana nossa Coluna de Empreendedorismo feminino no jornal online de São Gonçalo, o @jornaldaki. #Simeuquero #simeuposso #BolsadenegociosSG


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.





POLÍTICA