top of page

Médico doa rim para a mulher, mas pede órgão de volta após divórcio

Foto do escritor: Jornal DakiJornal Daki

Caso aconteceu em Nova York

Dominic Barbara e Richard Batista se casaram em 1990. Foto: Reprodução
Dominic Barbara e Richard Batista se casaram em 1990. Foto: Reprodução

Um médico doou um de seus rins para a esposa, que necessitava de um transplante, e anos depois pediu o órgão de volta. A solicitação foi parar na Justiça após a descoberta de uma suposta traição e em meio a um processo de divórcio.


Richard Batista era casado com Dominic Barbara desde 1990 e decidiu doar o rim em 2001, após a então esposa passar por dois transplantes malsucedidos. Nos anos seguintes, ela não estava feliz com o casamento e decidiu ter um caso com seu fisioterapeuta, o que gerou um pedido de divórcio em 2005.



No mesmo ano, Richard foi à Justiça exigindo a devolução do órgão ou uma compensação financeira de US$ 1,5 milhão. A ex-mulher diz que nunca teve um relacionamento com o fisioterapeuta e o suposto amante também negou, acusando o ex-marido de Dominic de violência doméstica.


A Suprema Corte do Condado de Nassau, em Nova York (EUA), rejeitou o pedido de Richard e afirmou que o rim doado “não era um bem passível de valoração no processo de divórcio”. Especialistas americanos apontaram ainda que “é ilegal trocar um órgão por algo de valor”.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page