top of page

Mês de agosto rico e bem competitivo para o futebol brasileiro

Gols espetaculares, Brasileirão fervendo e a Copa do Brasil já definindo o seu rumo final


Por Thunai Melo


Foto: Alexandre Brum/Enquadrar/Estadão Conteúdo
Foto: Alexandre Brum/Enquadrar/Estadão Conteúdo

Passou rápido o longo mês de agosto e a temporada do futebol brasileiro rendeu ótimas resenhas por onde passamos. Olha o Fluminense aí! se mantendo firme e vivo na competição.


Superando as expectativas? Talvez. O segundo colocado com 42 pontos em 24 jogos no Campeonato Brasileiro fez um bom jogo contra o Palmeiras no Maracanã, pressionado o time alviverde até o final após ter empatado o jogo aos 38 min do 1º tempo (gol de Samuel).


O time tricolor que sofreu um golaço do Palmeiras feito por Rony de bicicleta ainda no início do jogo, teve uma boa atuação criando as melhores chances e se não fosse uma bola na trave de Ganso que vem “comendo a bola” e sendo um dos protagonistas dessa ótima campanha do Flu teria levado os 3 pontos.


Na Copa do Brasil, apesar do frustrante empate com o Corinthians em 2 a 2 levando o gol nos acréscimos de Roger Guedes, a disputa permanece totalmente aberta para o jogo da volta em Itaquera daqui a duas semanas. Pelo ótimo futebol, Diniz merece ser coroado em disputar uma final de campeonato.




Por falar em Copa do Brasil, o Mengão que jogou o clássico contra o Botafogo no Nilton Santos no domingo, diminuiu diferença para 7 pontos e começar a encarar a competição contra o Palmeiras de forma mais acirrada. Vitória por 1 a 0 com gol do chileno Vidal, após o cruzamento de Matheuzinho através da escorada de Pedro aos 12 do 2º Tempo, garantindo a vitória rubro negra apesar de uma exibição bem modesta.


O mesmo Flamengo que encarou o São Paulo durante a semana e praticamente garantiu a classificação para a final da Copa do Brasil. Também jogando um futebol longe de ser vistoso, mas, com a vitória por 3 a 1 no Morumbi joga com tranquilidade no Maracanã que com certeza estará lotado com o torcedor apoiando. Dificilmente o Flamengo perde a vaga nessas circunstâncias.


Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Dando uma passada rápida na Série B, o Vasco perde para o Bahia na Fonte Nova por 2 a 1 de virada com direito a dois gols contra favorecendo ambas as equipes (Bruno Tubarão/Bahia e Juan Quintero/Vasco). Mesmo com a derrota o Vasco ainda se mantém no G4 com 42 pontos na 4ª colocação. Na liderança nós temos o Cruzeiro com 57 pontos em 26 jogos, encaminhando bem o seu acesso à primeira divisão do futebol brasileiro.


Setembro vem aí! Libertadores, Sul Americana, Champions League, Copa do Brasil e o Brasileirão possivelmente com uma outra expectativa. Vai ser um mês intenso para o futebol brasileiro, não tenhamos dúvida disso.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


Thunai Melo, professor de História e Jornalista. Amante da literatura futebolística, de games retrô, é um bom nostálgico do mundo da bola e um operário da mídia independente. Escreve para o Jornal Dia e Noite da Bola, Canal Bola Viva e para o Jornal Daki.



POLÍTICA