top of page

Música e poesia de Cordel na EJA de Guaxindiba

Diante de alunos e funcionários, poeta Ezequiel Alcântara trouxe à cena não apenas clássicos do Cordel, mas também suas próprias criações poéticas


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A última segunda (21) certamente ficará marcado na memória de Guaxindiba, por causa da visita do renomado poeta Ezequiel Alcântara. O artista abrilhantou a Escola Municipal Professora Marlene Salgado de Oliveira (antigo Colégio Guaxindiba), ao recitar, cantar e entoar versos da tradicional literatura de cordel. Diante de alunos e funcionários, Ezequiel trouxe à cena não apenas clássicos do gênero, mas também suas próprias criações poéticas, em uma noite que uniu arte e educação de forma divertida.


Com uma introdução envolvente à História da Literatura de Cordel, Ezequiel Alcântara situou o público no contexto dessa forma de expressão popular, enriquecendo ainda mais a experiência que estava prestes a compartilhar. Mesclando sabiamente apresentação com trovas e sonetos, o artista, que já lançou quatro folhetos de cordel e é atualmente o vice presidente da Academia Gonçalense de Literatura de Cordel (AGLC).


Embalou a plateia com suas melodias de violão, não somente em português, mas também em francês - a língua dos apaixonados. Segundo a auxiliar de secretaria Rozana Aguiar: "Os alunos se sentiram abraçados e interagiram em grupo. Achei empolgante, deixou a unidade escolar bastante envolvida". Nas palavras da aluna Marinete do oitavo ano: "Foi tudo maravilhoso. Despertou o interesse pela arte de modo geral".



O próprio Ezequiel já revelou bastante do efeito que apresentação causou: "Fiquei muito feliz com o convite e com o resultado. Foi maravilhoso, não tenho palavras pra agradecer", compartilhou o poeta emocionado após o evento.


As rimas do artista ecoaram pela escola. A opinião acerca da noite agradável foi compartilhada pela Orientadora Educacional Cláudia Malta: "Um jovem poeta, de 23 anos, com um brilhante trabalho, criativo, que versa suas produções voltadas para as historias de pessoas, acontecimentos, através dos seus cordéis, poesia, trovas, ah! E a música, que nos encheu de alegria, olhando todos os nossos alunos a cantarolar. De acordo com a aluna Bruna, da turma EJA do nono ano: "O Ezequiel recita muito bem e tem uma voz bonita. Tomara que volte logo".


Ao final da cativante apresentação, os participantes puderam desfrutar de um delicioso lanche preparado com zelo e dedicação, promovendo um momento de confraternização e troca de impressões sobre o enriquecedor evento. Tanto Ezequiel quanto a escola, alunos e funcionários, merecem parabéns pelo incentivo à arte e à educação na cidade de SG, contribuindo para inspirar futuras gerações.


Quem quiser entrar em contato com o Ezequiel, o Instagram é @ezequiel_alcantara28


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.