top of page

Ministra Cármen Lúcia defende urnas eletrônicas após ataque de Maduro

Foto do escritor: Jornal DakiJornal Daki

Reprodução/Metrópoles

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, se manifestou, na manhã desta quarta-feira (24/7), sobre o ataque às urnas eletrônicas brasileiras proferido por Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, durante um comício em Aragua na terça-feira (23).



Cármen Lúcia aproveitou para reforçar que jamais foram “comprovados quaisquer tipos de fraudes e erros”, chamando a atenção para o fato de que a Justiça Eleitoral do Brasil “é confiável e pode contar com a confiança da população”.



Durante uma visita a institucional, na manhã dessa terça (23), ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Cármen Lúcia enfatizou a importância de que todos os eleitores e eleitoras saibam que o voto é sigiloso e que não precisam se submeter a nenhum tipo de pressão para votar em determinados candidatos.

“O voto é inviolável, ninguém pode entrar com o celular na cabine de votação e ninguém pode saber em quem você votou. Isso precisa ficar claro para o eleitor”, disse a ministra.

Durante um comício realizado nessa terça-feira (23/7), em Aragua, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez críticas ao sistema eleitoral brasileiro, alegando, sem apresentar evidências, que os resultados das urnas eletrônicas no Brasil não são auditados.

Como forma de comparação, Maduro enalteceu o sistema eleitoral venezuelano, dizendo que são realizadas 16 auditorias e verificadas em tempo real 54% das urnas.


Além das críticas ao Brasil, Maduro se posicionou contra os processos eleitorais dos Estados Unidos e da Colômbia, afirmando que, em ambos os países, os votos também não são auditados.

*Com informações Metrópoles

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page