top of page

Mulheres gonçalenses expõem talento na Casa das Artes

Até o dia 26 de março o público poderá conferir a exposição


Foto: Julio Diniz
Foto: Julio Diniz

A Casa das Artes, no bairro Zé Garoto, recebeu, no início da noite desta terça (15), a inauguração da exposição “Mulheres que fazem de seus sonhos uma arte”, com obras de artistas e artesãs da cidade de São Gonçalo.

Até o dia 26 de março, o público poderá conferir a exposição, realizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.


A mostra foi montada para que o talento das mulheres empreendedoras gonçalenses que integram o Projeto Lidera Mulher possam expor seus talentos em artesanato, pintura e outros trabalhos manuais. São mais de 20 trabalhos carregados de expressividade e sentido, colocados em prática por gonçalenses com talento de sobra.

Kátia Siqueira, que trabalha há 45 anos com artesanato, desenvolve peças de decoração a partir de materiais reciclados e é uma das expositoras. Suas peças expostas são um espelho decorado com botões e peças decorativas feitas através da técnica de topiaria.

“São Gonçalo precisava muito de um evento como esse para legitimar a arte dessas mulheres, que trabalham muito e só não tinham esse reconhecimento. Gosto de trabalhar com a reciclagem e transformar o lixo em luxo”, disse a artesã, que atentou para a necessidade de mais equipamentos culturais recebendo trabalhos de artistas da cidade.

Kátia também destacou a importância dos cursos oferecidos no Lidera Mulher, para que as artesãs desenvolvam o olhar empreendedor para poder ter lucro com seus trabalhos. Além do lado empreendedor, ela também destacou a importância no emocional das participantes, que através do artesanato conseguiram resistir e superar os piores momentos da pandemia de covid-19.