Niterói avança em mobilidade e terá bicicleta compartilhada
Estudantes também poderão usar o benefício
Ênfase à mobilidade urbana. Aprovada em segunda discussão (definitivamente), na noite de ontem (25), na Câmara Municipal de Niterói, virou lei na cidade o projeto que institui o serviço público de bicicletas compartilhadas. O objetivo e inserir a modalidade no rol de opções de transportes urbanos sustentáveis, oferecidos à população.
Baseado em estações, o serviço poderá ser explorado diretamente ou mediante concessão, por licitação, e com tarifa social.
Dentre os itens de destaque de projeto, preveem-se que o sistema deverá se adensada, de forma a se criar uma malha de estações acessíveis a pé não sendo implantadas estações isoladas, Além disso, a tarifa de uso deverá ser acessível e compatível com o praticado em sistemas semelhantes aos de outros municípios.
O vereador Leonardo Giordano (PCdoB), que chegou a presidir uma audiência pública para debater o tema, inseriu duas emendas - já aprovadas - que resultaram de debates acerca da implementação da lei, na prática
Uma delas garante que 20% do total da área de divulgação de bicicletas compartilhadas fiquem disponíveis para se divulgar a programação cultural do município.
A outra prevê que, de fato, as estações sejam espalhadas pela cidade, para que cheguem aos bairros mais empobrecidos.
"A bicicleta compartilhada tem de ficar disponível ao povo mais pobre. As duas emendas são propostas da audiência e, hoje, estão virando realidade, na lei aprovada disse.
A Coordenadoria Niterói de Bicicleta informa que realiza contagens mensais para avaliar o movimento de bicicletas As contagens mostram que a ciclovia da Marquês do Paraná é uma das mais movimentadas do Brasil com aproximadamente 780 ciclistas/hora.
Segundo as relatórios do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Niterói, são realizadas diariamente 50 mil viagens de bicicleta pela cidade, e segundo as contagens realizadas pela Coordenadoria Niteroi, houve um aumento de 5% do número total de viagens de bicicleta de 2019 a 2022.
Outro vereador, Jhonatan dos Anjos (PL), disse que Niterói, agora, pode colocar a bicicleta num patamar ainda mais democrático de uso. Na avaliação dele, a lei aprovada garante que a cidade possa ampliar investimentos em mais ciclovias na cidade, no sentido de "dar mais segurança aos ciclistas".
Educação
Jhonatan também inseriu emendas ac projeto. Uma delas se refere ao fato de colocar as bicicletas como uma possibilidade de transporte para as alunos da rede municipal de educação.
"Eles têm o cartão Rio Card por acessar o transporte público. Nossa emenda estabelece que, com a mesmo cartão os estudantes possam desbloquear a bicicleta, fazendo uso cela, caso morem em região próxima a escola", destacou.
Em nota a prefeitura de Niterói ressaltou também que, atualmente, plano cicloviário contempla 120km de infraestrutura cicloviária, com 79km já implantados. Existem diversas oras que incluem a implantação de ciclovias, come a requalificação da Rio Branco e o lote 02 do Sistema Cicloviário da Região Oceânica, ambas em andamento.
A administração disse ainda que o sistema de Bicicletas Compartilhadas será capaz de incentivar o uno de bicicletas na cidade come uma solução de mobilidade urbana e que pode expandir "em multo" o número de ciclistas na cidade.
"É crucial para pessoas que, por diversos motivos não podem transitar de bicicleta no momento, ou que utilizarão a bicicleta como um complemente às suas viagens de maneira intermodal, complementado uma viagem de carro ônibus, ou barca, por exemplo. São inúmeras as aplicações da utilidade de um sistema de Bicicletas Compartilhadas e por isso sua importância", destrincha o texto.
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