top of page

Niterói e São Gonçalo adotarão gratuidade no transporte público em dias de eleições


Foto: Reprodução

As prefeituras de Niterói e São Gonçalo anunciaram que seguirão o exemplo da capital fluminense e implementarão a gratuidade no transporte público nos dias de eleições. A decisão, que garante acesso gratuito aos ônibus municipais em 6 de outubro e, em caso de segundo turno, em 27 de outubro, foi confirmada nesta quarta-feira (21).



O modelo, recentemente decretado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), em busca de sua reeleição, já havia sido adotado por Niterói nas eleições de 2022, conforme estabelecido pela lei municipal nº 3.738. A medida visa facilitar o acesso dos eleitores aos locais de votação, garantindo que o transporte público não seja um obstáculo para o exercício do voto.


Em São Gonçalo, além da gratuidade, a prefeitura assegurou que o número de ônibus em circulação nos dias de eleições será equivalente ao de um dia útil, evitando assim qualquer prejuízo para a população. A Secretaria de Transportes também estará com equipes nas ruas para garantir o bom funcionamento do serviço.


A administração de Itaboraí ainda não se pronunciou sobre a adoção da gratuidade. Já em Maricá, a gratuidade no transporte público é garantida pelo programa Tarifa Zero, que opera os conhecidos "Vermelhinhos". As prefeituras de Niterói e São Gonçalo devem, nos próximos dias, juntos às empresas de ônibus  definir os detalhes operacionais para a implementação da medida.



*Com informações OSG

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA