top of page

Niterói está em estágio de atenção por conta das fortes chuvas

De acordo com a concessionária Ecoponte, ventos atingiram 53 km/h e até o momento há registro de 31 quedas de árvores


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói informou que a cidade entrou em estágio de atenção às 19h10 desta quinta (05), devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. De acordo com a concessionária Ecoponte, ventos atingiram 53 km/h e até o momento há registro de 31 quedas de árvores. A prefeitura está com 150 funcionários da Defesa Civil, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Assistência Social, Clin e Nittrans desde a noite de ontem nas ruas da cidade.


Núcleos de chuva atuam sobre a cidade de Niterói. Permanece a previsão de pancadas de chuva moderada a forte, acompanhada de raios nas próximas horas.


O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informa que os maiores acumulados em em 1 hora foram no Bairro de Fátima (0,6 mm), Engenho do Mato (0,4 mm) e Piratininga/Maravista/Boa Vista (0,2 mm). Em 6h foram em Piratininga 2 (4,0 mm), Bairro de Fátima (3,4 mm), Maravista (2,2 mm) e Piratininga (2,0mm).


Os maiores acumulados em 12h foram registrados em Piratininga 2 (4,2 mm), Bairro de Fátima (3,8 mm), Maravista (2,2 mm) e Piratininga/ Morro do Castro (2,0mm).



Orientações à população


A Defesa Civil orienta que, em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, a população deve evitar ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.


Prevenção


A Defesa Civil orienta que a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Além disso:


- Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros.


- As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.


- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.


Estágios


A Defesa Civil trabalha com quatro estágios operacionais: Vigilância (normal), Atenção, Alerta e Alerta Máximo, que se referem às condições meteorológicas. Cada estágio possui medidas e protocolos que devem ser adotados pela Defesa Civil, órgãos públicos e pela população que vão do monitoramento até a evacuação de pessoas em áreas de risco.



Informações


A população pode ligar para 199 ou 2620-0199 em caso de emergências. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.


Sistema Municipal de Defesa Civil


A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia tem 128 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) e mais de 2400 voluntários pela cidade. O sistema de monitoramento conta, atualmente, com 46 pluviômetros, sendo 30 de operação da secretaria e 16 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e 37 sirenes espalhadas pelas comunidades, com alcance de mais de 120 mil pessoas. Além disso, a Secretaria conta com cerca de 30 pontos de apoio para a população nos casos de acionamento de sirene e riscos de deslizamentos e desabamentos que podem ser consultados por meio do aplicativo Alerta DCNit, no ícone sirenes - pontos de apoio.


Plano de resiliência


Desde 2013, Niterói já realizou intervenções em encostas em diversos bairros da cidade, com investimentos de mais de R$ 45 milhões em obras que integram o eixo Clima e Resiliência do Plano Niterói 450.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso canal do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.