top of page

Niterói ganha prêmio internacional pelo seu programa de arborização

Cidade ganhou da ONU o selo  “Cidade Árvore do Mundo”

Ipê/Foto: Divulgação
Ipê/Foto: Divulgação


Niterói foi premiada, pelo terceiro ano consecutivo, com o selo de “Cidade Árvore do Mundo”, concedido pelo programa Tree Cities of The World, administrado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Arbor Day Foundation.


O selo coloca Niterói entre as cidades de destaque mundial pelo plantio e cuidado com as árvores. Esse é um reconhecimento não apenas pela quantidade de árvores, mas também pelo planejamento, gestão e cuidado das "florestas urbanas".


A Prefeitura de Niterói vai triplicar o número de árvores plantadas mensalmente na cidade. Atualmente, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) realiza o plantio de 70 mudas por mês – esse número vai subir para 200, com prioridade para espécies da Mata Atlântica compatíveis com o meio urbano.


A secretária municipal de Conservação, Dayse Monassa, destaca a relevância do reconhecimento internacional e do aumento do número de árvores plantadas em Niterói.


“Niterói tem uma árvore para cada 8,13 habitantes em sua área urbana. Nosso plano é triplicar o número de plantios por mês em 2024, com 2.000 novas mudas nas ruas e praças da cidade. A Seconser mantém projetos como o Verdes Notáveis e o Arboribus, responsáveis por substituir a flora local por espécies características da Mata Atlântica e manter registros atualizados sobre cada árvore de Niterói. É um orgulho receber o prêmio pelo terceiro ano consecutivo. Esse reconhecimento é fruto do afinco da Prefeitura em garantir que a cidade seja referência em arborização", explica Dayse Monassa.


O selo "Tree Cities" é um reconhecimento concedido a cidades que demonstram um compromisso significativo com a gestão e conservação de árvores urbanas. O selo é disponibilizado para cidades que atendem a critérios específicos relacionados ao planejamento, manejo e cuidado com as árvores em áreas urbanas. Receber o selo "Tree Cities" significa que a cidade é reconhecida pela preservação e promoção de áreas verdes urbanas, o que contribui para a qualidade de vida dos cidadãos e para a sustentabilidade ambiental.


Ao receber o selo, uma cidade ganha visibilidade internacional pelo comprometimento com a arborização urbana e o meio ambiente. O selo também pode atrair investimentos e impulsionar o turismo verde, apoiando na promoção de espaços públicos mais agradáveis e saudáveis, gerando benefícios como redução do calor urbano, melhoria na qualidade do ar e aumento da biodiversidade.


Para obter o selo, as cidades precisam passar por um processo de candidatura e cumprir uma série de critérios estabelecidos pelos organizadores do prêmio.


Catálogo de árvores

O município possui, atualmente, mais de 70 mil árvores catalogadas no Sistema de Gestão da Geoinformação (SIGeo). São ipês rosas, ipês amarelos, pau-brasil, pitanga, aldragos, além de jacarandás, mimosos e pau-mulato. O registro já alcançou 52 bairros e coleta informações como a saúde de copas e troncos, estatura, nomes científicos e populares, endereço e como se desenvolvem.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA