top of page

O BEABÁ de uma cidade mais Verde e Sustentável

Foto do escritor: Jornal DakiJornal Daki

Por Professor Capilé



Orla de São Gonçalo/Foto: Prof. Capilé
Orla de São Gonçalo/Foto: Prof. Capilé

Caro Leitor, a educação ambiental é fundamental como um programa efetivo nas escolas, pois forma cidadãos conscientes e responsáveis. Através de aulas práticas e teóricas, os alunos aprendem sobre a importância de preservar o meio ambiente e as ações sustentáveis que podem adotar no dia a dia. Esse conhecimento é crucial para garantir um futuro mais saudável para as próximas gerações e combater problemas como a poluição e o desmatamento.



Parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) são essenciais para enriquecer os programas de educação ambiental nas escolas. As OSCs trazem experiências práticas e conhecimento especializado, complementando o currículo escolar. Além disso, essas organizações podem oferecer recursos adicionais e projetos inovadores que engajam ainda mais os alunos e a comunidade escolar na causa ambiental.



Oferecer cursos técnicos de ambientalistas nas escolas é uma estratégia eficaz para preparar os jovens para o mercado de trabalho. Esses cursos capacitam os estudantes com habilidades práticas e teóricas em áreas como gestão de resíduos, conservação de recursos naturais e energias renováveis. Com essa formação, os alunos estão aptos a contribuir profissionalmente para a sustentabilidade e a encontrar oportunidades de emprego em um mercado cada vez mais voltado para práticas ecológicas.



Para que esses programas sejam bem-sucedidos, é vital o engajamento do poder público e a publicidade adequada. Utilizar espaços de mídia, como painéis de ônibus e minidoors, pode aumentar a visibilidade das iniciativas e atrair mais apoio da comunidade. Além disso, a combinação de educação ambiental com a geração de renda, como projetos de reciclagem e bolsas de estudos que beneficiem financeiramente os envolvidos, fortalece o comprometimento e a participação ativa de todos.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Hélio Ernani Capilé é gonçalense, professor universitário e mestre em Ciência do Ambiente e especialista em Zoologia de Vertebrados.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page