O canalhismo da direita com a tragédia do RS não tem limites
Por Helcio Albano
A crise climática bateu forte no Rio Grande do Sul. E a contagem dos mortos chegou a 45 na manhã desta segunda-feira (11). Todos municípios do nordeste do estado foram forte e dramaticamente atingidos por um ciclone extratropical que gerou um volume de chuvas jamais visto na região.
"Muçum não existe mais", disse o prefeito do município de 5 mil habitantes, que precisou enterrar seus mortos em cemitérios de cidades vizinhas.
Mas nada disso foi suficiente pra sensibilizar as almas sebosas da direita. Que, de modo vil e desumano, tentam, a qualquer custo, faturar com fake news em cima da desgraça dos próprios conterrâneos gaúchos. A começar pelo omisso governador Eduardo Leite (PSDB), que vive a insinuar na imprensa um falacioso descaso de Lula com a tragédia.
A direita é a maior representação do canalhismo como doutrina. E um dos seus maiores expoentes é o infame Alexandre Garcia, que mantém viva a máxima de Rui Barbosa de que "até os canalhas envelhecem". O decrépito jornalista disse que, além da chuva, a culpa da tragédia foi a "abertura das barragens construídas ao longo dos governos petistas".
Em outro caso, uma mulher da cidade de Lajeado afirma que as doações aos desabrigados foram impedidas de ser distribuídas a mando de Lula.
A Polícia Federal foi pra cima, e sabe o que aconteceu? Depois de lançada a teoria da conspiração, Garcia apela ao "ouvir dizer" para ter dito o que disse. E a mulher se desculpou em vídeo com um "foi mal, mandei no grupo e vazou", após mais de 2 milhões de visualizações. Tem método!
Os canalhas nem com surra se emendam.
Siga @helcioalbano
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso canal do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.