top of page

O Morro da Matriz está totalmente reflorestado

Por André Correia

O antes e depois/Foto: Reprodução Facebook Remoma
O antes e depois/Foto: Reprodução Facebook Remoma

O Morro da Matriz fica situado atrás da Igreja Matriz, no Centro da cidade de São Gonçalo. O local oferece uma excelente vista da cidade e ficou abandonado por décadas.


Em 1947, numa ação da Igreja Católica, foi construído um Cruzeiro no ponto mais alto do morro.


O ato teve fundamento na comemoração ao tricentenário da igreja matriz de São Gonçalo que encontrava-se depredada.

 

A obra coletiva envolvendo comércios, igrejas e intelectuais da cidade teve a participação da lendária professora Esthefânia de Carvalho.



Ela organizou um mutirão com as crianças das escolas municipais e subiu todo material em bolsas de mercado com a ajuda de todo coletivo.


Com a morte de seus idealizadores o Cruzeiro ficou abandonado por décadas.


55 anos depois, o então futuro Biólogo Marcos Dias, era membro de um grupo de jovens católicos chamado COR JOVEM, e resolveu colocar em pauta uma ação para pintar o Cruzeiro. 


Com a aprovação do padre da igreja na época, Fausto, o grupo fez a pintura do cruzeiro em 28 de maio de 2002.


Três anos depois, em 2005, o grupo se reuniu novamente para realizar o plantio de 25 mudas de árvores no morro atrás da histórica Igreja.


Nascia ali o Reflorestamento do Morro da Matriz (Projeto Remoma) com o objetivo específico de promover a recuperação de sua mata original.



21 anos depois, com centenas de eventos coletivos, o Morro está completamente recuperado e, desde então, foi feito um caminho para Via Sacra, um pequeno lago para peixes ornamentais, um aceiro para evitar propagação do fogo e um viveiro de mudas além do plantio de milhares de árvores.


O idealizador do projeto defende que, com auxílio do Poder Público, o local seja transformado em um local turístico com a construção do PARQUE DA CIDADE.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


Andre Correia é professor de História e pós graduado em Ensino da História.


POLÍTICA