top of page
Foto do escritorJornal Daki

O perfeito é o feito

Por Patrícia Mattos


Não espere chegar à perfeição pra iniciar o seu negócio ou uma nova ideia. Ser empreendedor é fazer as pazes com o erro.


A perfeição é a conquista de um processo de evolução, afinal a trajetória do empreendedor e empresário não é um caminho tranquilo. São perdas, recomeços, erros e acertos, angústias, sonhos, mas, acima de tudo, uma vontade enorme de realizar, além do investimento financeiro há um investimento muito maior que é o emocional, com esse criamos e executamos com muito carinho e amor, que vão absorver o seu DNA, é muito comum a gente identificar que um determinado produto é de uma empreendedora porque ali está a sua forma de trabalhar e produzir uma peça ou um bolo.


Não se importe se outras pessoas fazem o mesmo que você, há espaço para todas, e a cliente vai lembrar-se do seu produto por um conjunto de fatores, seja o atendimento, o cuidado ao produzir, a embalagem bem feita e de forma criativa, mas tenha sempre estratégica de criar um algo a mais, se coloque no lugar da cliente e visualize o que gostaria de receber, uma pesquisa pós-venda é uma boa estratégia de captar as opiniões das clientes e dar atenção para ser lembrada em um outro momento, mas tenha ouvidos atentos as necessidades de uma cliente pode ser a necessidade de várias e você não havia percebido. Algumas necessidades são simples ou baratas de se atender.



Não se compare com a outra empreendedora, cada uma tem a sua forma de fazer seus produtos ou serviços, ninguém vai fazer exatamente igual a você por que afinal de contas ninguém é você, então assuma a leveza de errar sem se culpar e entenda que errar também é o caminho do acerto.


Podemos iniciar algo que dá muito certo no início, mas depois cai em desuso, isso é muito comum na área de moda, então esteja atenda às mudanças, às tendências e às novidades. Ninguém nasceu com o dom da perfeição, de sempre alcançar bons resultados, para isso é necessário dedicação, constância, estudo, cursos e observar quem errou muito antes de você.


Observe com olhar de aprendiz e não com o peso da comparação. Esteja sempre conectada a um coletivo e você vai identificar que sua luta é parecida ou igual a outras empreendedoras. Precisamos parar desse comportamento machista de cultivar a competição feminina e precisamos nos unir e nos fortalece, afinal não dá pra romantizar a luta de uma empreendedora mãe de carreira solo, onde o olhar de todos é de julgamento e condenação.


Acredite no seu potencial! Venha pra Bolsa de Negócios e receba essa energia contagiante e absorva muitos conhecimentos para aplicar no seu negócio e na sua vida. Vamos pensar juntas fora da caixa e que todas cresçam juntas. Ninguém cresce sozinho.


Acompanhe nossa agenda de eventos, mentorias, palestras e cursos no nosso Instagram.


@BolsadeNegociosSG


Patrícia Mattos

@velhoarmazentemperos – Temperos, amor e sabor.


****


Kennya Torres

@vegcriacoes – Universo da culinária Vegcriativa.

Di Miranda

@dimirandacakedesigner - Professora de confeitaria e Cakedesigner.

Rosana Melo

@rosana.melofp –Psicanalista Clinica e Neurociência e Física da

Consciência.

Michelly Fernandes

@feitopormy – Artesanato Afetivo Infantil.

Wanda Costa

@vemkriar_personalizados – Produtos personalizados que emocionam


Comitê de Empreendedorismo em São Gonçalo, Grupo Mulheres do Brasil.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.







POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA