top of page

O petróleo é nosso ou dos gringos? - por Rofa Araújo


Foto: Andre Ribeiro/Agência Petrobras
Foto: Andre Ribeiro/Agência Petrobras

Em tempos da criação, com orgulho, de uma companhia que exploraria o petróleo em águas profundas – local onde se especializou – a Petrobras foi fundada com pompa e circunstâncias no governo de Getúlio Vargas, após certo desafio de engenheiros americanos que afirmaram não existir qualquer possibilidade de petróleo em terra e se tivesse “seria lá no fundo do mar”.

Simplesmente, a empresa cresceu e se tornou uma das maiores do mundo nessa área e dominava o mercado de maneira absoluta, inclusive encontrando um “pré-sal” que ampliou ainda mais suas descobertas. E isso gerou grande ganância mundial, sendo até mesmo um dos principais motivos do Golpe de 2016 que tirou uma presidente porque destinou parte desses lucros para a Educação e saúde – e que “pecado”, na visão deles.

Após a famigerada “tomada de poder” de 2016 para cá, passando pela prisão absurda e fraudulenta de Lula e eleição em 2018 de um desqualificado que destruiu o país, em quatro anos.



E nesse período de cerca de seis anos, os preços dos combustíveis dispararam e o povo pagando a conta para dar lucro maior aos acionistas. E, muitos, alienados, sofrem na pele, mas não admitem a burrada que disseram ao acreditar num lunático.

Agora, em tempos de volta à consciência, os preços caíram porque não tem de ser atrelados ao dólar para deleite dos ricaços, em detrimento do povo que paga tudo mais caro, enquanto lucram cada mais.

É a diferença gritante de um governo voltado para o povo do anterior que somente sabia ajudar os amigos e fazer a “velha política” com seus ações totalmente fora da realidade dos menos favorecidos e que enchia os bolsos dos que nem precisam mais de tão abastados.

Finalmente parece que voltamos ao tempo da fundação da grande e poderosa Petrobras, mudando a política de preços e passando a se preocupar mais com o nacional e favorecendo seu povo com preços mais acessíveis.

Viva o petróleo! Ele é nosso e não os gringos e dos ricos!


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


Rofa Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), mestre em Estudos Literários (UERJ), professor, palestrante, filósofo e teólogo.





POLÍTICA