top of page

Outono quente e chuvoso: o que esperar para os próximos meses

Enfraquecimento do fenômeno El Niño marca nova estação do ano

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O outono começou no Brasil nesta quarta-feira (20) e vai até o dia 21 de junho. A estação será marcada pelo enfraquecimento do El Niño e pelo registro de temperaturas acima da média histórica em todas as regiões do país, com exceção do centro-sul do Rio Grande do Sul.


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os meses de abril, maio e junho serão mais quentes na comparação com a média dos últimos anos. Em algumas áreas, a temperatura pode ficar até 1 ou 2 graus acima da média durante todo o período.


Além do El Niño, o aquecimento global também contribui para o aumento das temperaturas. A meteorologista Márcia Seabra, coordenadora-geral do Inmet, explica que as temperaturas estão tendendo a ficar mais elevadas independentemente dos fenômenos climáticos.


As chuvas no outono ficarão abaixo da média na maior parte das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Nas regiões Sul e Sudeste, são previstas chuvas acima da média, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e áreas de São Paulo e Minas Gerais.

Na Região Sul, os volumes de chuva previstos devem manter os níveis de água no solo em nível satisfatório para as fases de maior necessidade hídrica dos cultivos de segunda safra, porém podem prejudicar as operações de colheita da primeira safra.


No Matopiba (região que inclui áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a previsão de chuva abaixo da média pode reduzir os níveis de água no solo, prejudicando o plantio e as fases iniciais dos cultivos de segunda safra. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a chuva acima da média deve favorecer a manutenção do armazenamento hídrico no solo, beneficiando os cultivos de segunda safra.


O outono não deverá ter registro de geada nas principais regiões produtoras de café, como aconteceu em anos anteriores.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA

KOTIDIANO