PAM Neves fica vazio para vacinação contra a Covid nesta quinta (24)
Prefeitura disse que movimento na unidade foi mais intenso ontem (23) e hoje até às 9 da manhã para a faixa etária de 40 anos. Vereador quer que novos pontos de vacinação sejam criados no Salgueiro e Catarina
Por Cláudio Figueiras

Quinta, 24 de junho, Dia de São João, 10 horas da manhã. O PAM Neves, referência na vacinação contra a Covid-19 em São Gonçalo, está completamente vazio. No drive thru ao lado, no Centro de Tradições Nordestinas, o mesmo cenário. Um funcionário da unidade, preocupado com a situação inusitada de ter vacina mas não ter procura, usa o WhatsApp para informar e pedir aos amigos para espalhar a notícia.
O mesmo funcionário compartilha um banner oficial da Prefeitura indicando a faixa etária e os grupos com direito ao imunizante. Hoje, por exemplo, podem se vacinar pessoas a partir de 40 anos, veterinários, professores, guardas municipais, profissionais de Educação Física e quem tem comorbidades. Porém, não há filas, quase ninguém.
As vacinadoras, sem ter quem vacinar, trocam teorias sobre o desinteresse da população. A mais aceita entre elas é porque é véspera de final de semana, o que desestimula as pessoas que ingerem bebidas alcoólicas de tomar a vacina.
Existe um boato, difundido até entre profissionais da saúde, de que é necessário a pessoa que recebe o imunizante ficar três dias sem ingerir bebidas alcoólicas. Fake news já desmentido pelas fabricantes das vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil: Coronavac, AstraZeneca e Pfizer.

Já o vereador Romario Regis (PCdoB) tem outra teoria. Para o parlamentar, falta comunicação eficiente da Prefeitura e falta grana de transporte para as pessoas se deslocarem de suas casas até o ponto mais próximo de vacinação. Ele acredita que a Prefeitura deve levar pontos de vacinação para áreas de grande densidade populacional, como Salgueiro e Jardim Catarina.
"Não tem ponto de vacinação no Catarina e no Salgueiro. Então tem área de densidade populacional muito alta que não tem ponto de vacinação. Vou dar um exemplo: uma pessoa do Catarina para ir vacinar tem que pegar o ônibus e muita gente tá sem grana porque tem alto desemprego. Tem aqueles que começam a trabalhar antes das 8 horas, quando começa a vacinação, até depois das 17 horas de segunda a sábado. Eu tenho um amigo que trabalha de 8 às cinco no Rio de segunda a sábado. Ele trabalha de ônibus e não conseguiu o atestado para poder faltar porque ele ganha diária. Nessa dinâmica nova de trabalho, ele não conseguiu vacinar. Ele já tá dois meses na faixa de vacinação e não consegue porque seu trabalho não libera", disse o vereador ao Daki.
Segundo a assessoria de imprensa (Ascom) da Prefeitura, o movimento de vacinação no PAM Neves foi mais intenso ontem (23) e hoje até às 9 da manhã para a faixa etária de 40 anos. Em relação a criação de novos postos de vacinação, a Prefeitura informou que não há como garantir a segurança das vacinas nestes locais citados pelo vereador por serem áreas conflagradas. E que as vacinas da Covid-19 não são como as da gripe.
"Temos postos bem próximos a essas áreas que oferecem maior segurança para a equipe e as vacinas. A Umpa de Nova Cidade fica próximo do Salgueiro. O posto de Vista Alegre fica bem próximo do Jardim Catarina. O público alvo já está bem adiantado. A população maior de 18 anos na cidade chega perto de 600 mil pessoas. Já foram 400 mil. O município está indo muito bem na vacinação", disse a Prefeitura ao Daki.
Existem 12 pontos fixos de vacinação e quatro drive thru no município funcionando de segunda a sábado, das 8h às 17h.
– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto
– Salão do Clube Mauá, Centro (*não tem Coronavac)
– Umpa Nova Cidade (não tem Coronavac)
– Clínica Gonçalense do Mutondo
– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara (não tem Coronavac)
– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal (não tem Coronavac)
– Polo Sanitário Rio do Ouro (não tem Pfizer e Coronavac)
– PAM Coelho (não tem Pfizer e Coronavac)
– Cras Vista Alegre (não tem Coronavac)
– PAM Neves (não tem Coronavac)
– Umpa Pacheco (não tem Pfizer e Coronavac)
– Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus de Alcântara (não tem Pfizer e Coronavac)
Pontos com drive thru
– Campo do Clube Mauá, Centro (não tem Coronavac)
– Centro de Tradições Nordestinas, Neves (não tem Coronavac)
– Umpa Nova Cidade (não tem Coronavac)
– Cras Vista Alegre (não tem Coronavac)
*Não tem para a segunda dose.
