top of page

Pastor pede 1 kg de ouro para liberar verba da Educação

Gilmar Santos, que atua em conjunto com Arilton Moura, teria passe livre no MEC por solicitação do presidente da república

Ministro da Educação, Milton Ribeiro, com os pastores Arilton Moura (ao fundo) e Gilmar Santos em culto em Goiânia (GO); - Reprodução/ redes sociais
Ministro da Educação, Milton Ribeiro, com os pastores Arilton Moura (ao fundo) e Gilmar Santos em culto em Goiânia (GO); - Reprodução/ redes sociais

Depois dos escândalos de corrupção na Saúde em 2021, agora na Educação. Prefeito Gilberto Braga (PSDB), do município maranhense de Luis Domingues, afirmou que um dos pastores que negociam transferências de recursos federais para prefeituras pediu 1 kg de ouro para conseguir liberar verbas de obras de educação para a cidade.


As informações, reveladas depois da divulgação dos áudios comprometedores do ministro da pasta (MEC), Milton Ribeiro, são da Folha de S. Paulo.


Segundo Braga, o pastor Gilmar Santos, que atua em parceria com Arilton Moura, fez o pedido em um restaurante de Brasília na frente de outros 20 prefeitos. 1 kg de ouro está sendo vendido por mais de R$ 311 mil em barras do tipo XAO, de acordo com cotação da manhã desta quarta (23).


Os pastores Gilmar e Arilton têm negociado liberações de recursos federais para municípios mesmo não tendo cargos no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).


Os áudios revelados nesta segunda (21) pela mesma Folha sugerem que as “condições especiais”de negociação da dupla teriam sido uma solicitação pessoal do presidente da república ao ministro da Educação.


Os recursos liberados são do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), órgão ligado ao MEC controlado por políticos do centrão, bloco político que dá sustentação a Bolsonaro desde que ele se viu ameaçado por uma série de pedidos de impeachment e recorreu a esse apoio em troca de cargos e repasses de verbas federais.


O fundo concentra os recursos federais destinados a transferências para municípios.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


WhatsApp Image 2022-06-03 at 11.51.13.jpeg

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

telegram cor.png

TENDÊNCIAS
& DEBATES