“Patriotas Denorex”: parece, mas não é
Por Rofa Araújo
Na década de 80, uma propaganda que ganhou grande repercussão dizia assim: “Denorex, parece remédio, mas não é”. Era de um xampu para caspa. E era muito comum a repetição desse bordão mais simplificado, “parece, mas não é”. E servia para todo tipo de situação e pessoas!
Passamos dos anos 2000 e chegamos em 2023 e nunca foi tão atual essa frase para diversas atitudes das pessoas por aí afora...
Após o ano de 2018 como o surgimento de algo tenebroso conhecido como bolsonarismo, levando alguém sem nenhum preparado e noção Presidência da República, pudemos perceber o quanto pregar o Patriotismo é uma coisa e viver na prática é outra bem diferente.
Se patriotismo é amar o seu país em primeiro lugar e quem prega isso age contra ele, tentando que outra nação assuma suas riquezas como a Amazônia, então: “Denorex, parece, mas não é... patriota”.
Ainda sobre esse “espírito patriota” temos um bando de deputados pagos pela população que foram os Estados Unidos falar mal e seu próprio país, somente porque pede as eleições e não está no governo. Nicollas Ferreira, Eduardo Bolsonaro, Magno Malta... parece, mas não são nada patriotas! Denorex...
E quanto se pregou sobre “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” e, na verdade, o que se viu foi ódio generalizado e bem diferente do que o Evangelho de Cristo disse: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. Mas vae matar, ter armas, atirar em vagabundo e apagar CPF??? Denorex...
Deus, Pátria e faltou... família. Nunca se falou tanto algo da boca pra fora sem segui o que diz... Já dizia um pensamento anônimo: “Falar é fácil, agir é difícil; mas o mundo só pertence a quem sabe unir o pensamento à ação”. E não verdade? Um ser que fala em família e teve ter esposas e vive tudo numa confusão só, ensinando as artimanhas da política a todos eles e a seguir seus passos com rachadinha e tudo... Denorex!
É ou não uma boa atualização de uma propaganda dos anos 80 para os dias atuais? E tudo regado a muito fake News para que o gado que o idolatram acreditam em tudo que fala e ainda por cima defende uma saudade de um governo que nunca fez nada de concreto pelo povão para amenizar suas necessidades, pelo contrário, deixou preços nas alturas e não interveio em nenhum momento para resolver a situação e ainda matou muita gente por falta de ações na pandemia, sem vacinas, achando que a imunidade de rebanho resolveria toda a situação. Denorex: parecia um governo, mas não foi!
Vamos ser mais reais e fazermos a nossa parte para que sejamos menos Denorex e possamos ser, sim, algo de bom para vida da sociedade e não apenas um Denorex que parece, mas não é!!!
Este artigo não representa a opinião do Jornal Daki e é de responsabilidade do colunista.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Rofa Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), mestre em Estudos Literários (UERJ), professor, palestrante, filósofo e teólogo.