top of page

Paulo Gustavo: edital será lançado em setembro

Serão R$ 7,8 milhões em investimentos na área em São Gonçalo


Por Cláudio Figueiras

Lavourão/Foto: Reprodução
Lavourão/Foto: Reprodução

O edital da Lei Paulo Gustavo (LPG) de fomento cultural deve ser oficialmente lançado em São Gonçalo no mês de setembro em data ainda a ser definida. Essa é a previsão da Secretaria de Cultura, apresentada nesta segunda (26.jun.23), em reunião ordinária do Conselho Municipal de Cultura (CMC), presidido pelo vereador Romario Regis (PDT).


Para a elaboração do modelo final do edital, que vai disponibilizar R$ 7,8 milhões em investimentos nos segmentos do audiovisual (70% dos recursos) e das artes em geral (30%), serão realizados fóruns temáticos com todos os setores da Cultura que atuam no município. O calendário das reuniões, que ocorrerão em julho, será divulgado até sábado (1.jul.23), segundo a secretária Júlia Sobreira.



O CMC irá a aproveitar o calendário de discussões temáticas da LPG para realizar as pré-conferências setoriais e organizar a Conferência Municipal de Cultura, que será realizada na FFP-UERJ, também em setembro, com abertura no dia do anúncio e lançamento do edital pela Secretaria em grande evento.


Espera-se a presença de mais de 2 mil trabalhadores da Cultura no encontro, que não ocorre desde 2007. As principais pautas são a implementação plena do Sistema e do Plano Municipal de Cultura, que prevê orçamento fixo para a área, mas que nunca chegou a ser implementado desde que foram instaurados, em 2014 e 2018 respectivamente.


Audiência de 29/6

E depois da audiência local que lotou o Teatro Municipal na semana passada, dessa vez será realizado um encontro regional, nesta quinta (29), promovido pela deputada estadual Verônica Lima (PT), presidente da Comissão de Cultura da Alerj, com presença de técnicos do Ministério da Cultura (MinC) que vão explicar o passo a passo da LPG.


Além do MinC, espera-se a presença da secretária de Cultura de São Gonçalo, Júlia Sobreira, convidada oficialmente pela Comissão da Alerj no dia 15 de junho. A audiência será na FFP-UERJ, a partir das 18h.


A Secretaria é a responsável pela execução e gestão local da Lei Paulo Gustavo em São Gonçalo. Os pagamentos aos projetos contemplados devem ocorrer até 31 de dezembro.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.