top of page

Plano de Mobilidade Urbana é debatido na UERJ-FFP

População teve oportunidade para participar do desenvolvimento do Planmob


Foto: Fábio Guimarães/Divulgação
Foto: Fábio Guimarães/Divulgação

A mobilidade da cidade de São Gonçalo entrou em debate na tarde de terça (22), a partir da apresentação das ações do Plano de Mobilidade de São Gonçalo (Planmob), no auditório da Faculdade de Formação de Professores, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).


A partir do Planmob é possível compreender como a mobilidade acontece na cidade e de que forma essa dinâmica pode ser otimizada e modificada em função do fluxo de coletivos, carros, bicicletas e pedestres, beneficiando diretamente os munícipes e influenciando diretamente na qualidade de vida dos munícipes.

"Tivemos sete consultas públicas através do Colab, com mais de três mil participações ativas. Também fizemos sete consultas públicas presenciais para ouvir a população em cada uma das regiões da cidade. A partir de documentos, das análises feitas, de várias participações que existiram ao longo deste processo, chegamos ao dia de hoje, onde toda as equipes envolvidas se propuseram a fazer um diagnóstico a partir deste material para apresentar as ações que estão sendo propostas e as diretrizes para a mobilidade da cidade", disse a secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Maria Gabriela Bessa.



A apresentação do plano de ações é a última etapa das apresentações públicas realizadas aos munícipes, que têm a oportunidade de opinar e participar de fato da elaboração do plano, que vai nortear a mobilidade da cidade pelos próximos anos. Após ser concluído, o plano vai para a prefeitura de São Gonçalo, para aprovação e ,posteriormente é encaminhado para a Câmara de Vereadores de São Gonçalo para ser votado.


O processo de participação popular estará aberto até o dia 31 de agosto, que ainda será possível através do e-mail: planmobsg@pmsg.rj.gov.br

“Na verdade nós só colocamos em prática, aquilo que a gente aprende com nossos colegas, com a comunidade, com os colegas da prefeitura. A medida que vamos nos movimentando percebemos o quanto esse plano é importante pra cidade e o quanto ainda precisamos avançar. Agora é o momento de compartilhamento de informações”, disse o arquiteto e urbanista Vinícius Ribeiro, proprietário da Vinicius Ribeiro Arquitetura, Planejamento e Mobilidade Ltda (GO Soluções em Projetos), empresa vencedora da concorrência pública para elaboração do plano.


A participação popular é um dos pilares mais importantes no processo de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de São Gonçalo, com sete consultas públicas presenciais, sete consultas através do aplicativo Colab, resultando em dados qualitativos e quantitativos que representam de fato a necessidade de mobilidade da população. Os dados também estão atualizados segundo os últimos levantamentos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Foram abordados temas importantes como pontos de ônibus, sinalização, propostas de novas linhas de ônibus para atender à população com mais eficiência, redução nos tempos de viagens, integração tarifária corredores verdes e potencial cicloviário.

Após a apresentação do plano de ações, os populares que compareceram ao evento, puderam tirar dúvidas e opinar sobre o plano, diretamente aos desenvolvedores do documento.

O plano integra três eixos do Plano Estratégico Novos Rumos: Gestão Eficiente e Transparente, Cidade Bem Cuidada e Organizada e Cidade Justa e Inclusiva.

O documento oficial do Plano de Ação da Elaboração do Plano Municipal de Mobilidade do Município de São Gonçalo pode ser acessado através do link abaixo.



Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.




POLÍTICA