top of page

Pneumonite: o que é a doença que causou a morte de Abílio Diniz

O empresário faleceu no domingo (18), aos 87 anos vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite


Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O empresário Abílio Diniz faleceu na noite desse domingo (18), aos 87 anos. O fundador e ex-sócio do Grupo Pão de Açúcar estava internado em São Paulo há mais de duas semanas tratando uma pneumonia.


De acordo com a família, a morte de Diniz foi provocada por insuficiência respiratória causada pela pneumonite.



O que é pneumonite?


A pneumonite é caracterizada pela inflamação de um ou dos dois pulmões, dos bronquíolos e dos alvéolos pulmonares, estruturas responsáveis pelas trocas gasosas através da respiração. A condição pode ser causada após uma reação alérgica provocada pelo contato com poeira, mofo, compostos químicos ou até mesmo medicamentos.


Qual é a diferença entre pneumonia e pneumonite?


A diferença entre a pneumonia e pneumonite está na causa e como as doenças agem no corpo. A primeira é causada por infecção por vírus, bactérias ou fungos. Já a pneumonite se desenvolve pela exposição a compostos químicos.



“Os idosos são mais frágeis e propensos a apresentarem pneumonias porque, geralmente, têm alguma comorbidade associada, como diabetes, obesidade, hipertensão e tabagismo”, explica a pneumologista Gilda Elizabeth da Fonseca, médica do Hospital Brasília Unidade Águas Claras.


Quais são os sintomas da pneumonite?


Pacientes com pneumonite apresentam:


  • Tosse;

  • Falta de ar e dificuldade para respirar;

  • Cansaço excessivo;

  • Aumento da frequência respiratória (taquipneia)

  • Febre;

  • Perda de peso sem causa aparente;

  • Perda do apetite.



Diagnóstico


O diagnóstico da pneumonite é feito por um médico clínico geral ou pneumologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde do paciente, exame físico com a escuta dos pulmões ou por exames para atestar a saúde dos pulmões, como raio-X de tórax, tomografia computadorizada e exames laboratoriais.


Como é o tratamento da pneumonite?


O tratamento varia de acordo com a origem da doença. Para alguns casos pode ser indicado o uso de corticoides ou oxigenoterapia, por exemplo.


*Com informações Metrópoles


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA