top of page

Onde estão os negros?



Estou em Alcântara, indo pra casa, alguém me alerta sobre a inauguração, hoje, de um shopping em Itaboraí. Estou próximo, por que não visitar? Aproveito o passeio, escrevo um artigo e compro meias.

O prédio não me entusiasma, não me parece bonito ou feio, é apenas mais um shopping, um local confortável, limpo, seguro e com variedade de produtos em um mesmo local.

Anexo à entrada, sou recebido pela agradável imagem, pintada na parede, de uma conhecida atriz global, de raça branca, loira e dona de lindos olhos azuis. Me questiono se houve algum critério de beleza na escolha dessa foto, mas como não é a minha área de conhecimento, acho melhor deixar prá lá

Porém, ao entrar no recinto, percebo que isso não é possível. Sou envolvido por, mais ou menos, 45 quadros enfeitando as paredes. Em todos há pessoas brancas, de cabelos e olhos claros. Em um deles, a participação de um simpático animal, da raça “poodle”, de cor bege. A única moldura em que vemos um casal de cor “levemente” mais escura está na Praça de Alimentação. A leitura que faço é que “Negros gostam de comida”.

Por curiosidade, resolvo fazer uma pesquisa visual sobre a mão de obra empregada no estabelecimento. Na segurança, limpeza e nas lojas de alimentação, os funcionários negros são predominantes. Em lojas de departamentos são minoria, mas em lojas de venda de roupas, eles não estão lá.

Agora, na famosa loja de colchões e na conhecida loja de chocolates, acredito que se vc. encontrar, pelo menos um moreno ou morena, é merecedor de algum tipo de brinde.

Era pra ser uma crônica leve, mas quando um texto toma vida e assume o controle da escrita, a minha intuição me diz: siga o rumo da prosa!

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page